Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7646
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Relato de Estágio Supervisionado em Pedagogia aplicado em duas escolas municipais de Juruá - AM |
metadata.dc.creator: | Santos, Railane Ferreira Cajado dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Rafael Bel Prestes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Laura Almeida |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta o relato de experiência de três estágios supervisionados em Pedagogia realizados na cidade de Juruá – AM, abrangendo duas escolas municipais: a Escola Municipal Dalila Litaiff e a Escola Pró-Infância Ataíde Nobres Dias Ferreira. Cada estágio consistiu em 150 horas, divididas em 120 horas práticas e 30 horas teóricas, proporcionando uma integração entre teoria e prática na formação docente. O primeiro estágio focou na Gestão de Educação na Escola Municipal Dalila Litaiff, com o objetivo de analisar a estrutura física e documental da escola e entender o papel do gestor educacional. Durante esse período, observou-se como a gestão eficiente influencia diretamente o funcionamento e a qualidade do ensino. A análise incluiu a avaliação de documentos administrativos, a infraestrutura da escola e a interação entre a gestão e a comunidade escolar. Esse estágio ressaltou a importância de uma gestão participativa e transparente para criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. O segundo estágio foi realizado na Escola Pró-Infância Ataíde Nobres Dias Ferreira, concentrando-se na observação e participação na rotina pedagógica com crianças de três anos. Este estágio permitiu uma imersão nas práticas pedagógicas voltadas para a primeira infância, enfatizando a importância do desenvolvimento integral das crianças. Observou-se como a rotina diária, as atividades lúdicas e as interações entre crianças e educadores contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos pequenos. A experiência evidenciou a necessidade de um planejamento pedagógico cuidadoso e adaptado às necessidades específicas de cada faixa etária, promovendo um ambiente de aprendizado seguro e estimulante. O terceiro estágio, novamente na Escola Municipal Dalila Litaiff, envolveu a análise das práticas pedagógicas e da dinâmica do ambiente escolar do 1º “A” ao 5º “A” ano. Durante este estágio, foram observadas diversas estratégias de ensino e metodologias aplicadas pelos professores em sala de aula. A análise focou em como as práticas pedagógicas são adaptadas para atender às necessidades dos alunos, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de habilidades essenciais. Além disso, foi possível identificar as dificuldades enfrentadas pelos educadores e propor melhorias para a prática docente. Este estágio destacou a importância da formação continuada e do apoio pedagógico para os professores, visando à melhoria constante da qualidade do ensino. Este trabalho reflete sobre os aprendizados adquiridos em cada estágio, destacando as práticas pedagógicas e de gestão que promovem um ambiente escolar inclusivo e eficaz. A experiência acumulada ao longo dos três estágios reforça a importância da integração entre teoria e prática na formação dos futuros educadores. A vivência prática proporciona uma compreensão mais profunda das realidades escolares e das necessidades dosalunos, permitindo que os futuros pedagogos desenvolvam habilidades críticas para atuar de forma eficaz no ambiente escolar. Os estágios supervisionados em Pedagogia realizados nas escolas municipais de Juruá – AM foram fundamentais para a formação docente. A experiência prática, aliada à reflexão teórica, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação profissional, preparando os futuros educadores para enfrentar os desafios da educação e promover uma educação de qualidade para todos. |
Abstract: | This paper presents the experience report of three supervised internships in Pedagogy carried out in the city of Juruá – AM, covering two municipal schools: the Escola Municipal Dalila Litaiff and the Escola Pró-Infância Ataíde Nobres Dias Ferreira. Each internship consisted of 150 hours, divided into 120 practical hours and 30 theoretical hours, providing an integration between theory and practice in teacher training. The first internship focused on Education Management at the Escola Municipal Dalila Litaiff, with the objective of analyzing the physical and documentary structure of the school and understanding the role of the educational manager. During this period, it was observed how efficient management directly influences the functioning and quality of teaching. The analysis included the evaluation of administrative documents, the school infrastructure and the interaction between management and the school community. This internship highlighted the importance of participatory and transparent management to create a more inclusive and welcoming school environment. The second internship was carried out at the Escola Pró-Infância Ataíde Nobres Dias Ferreira, focusing on observation and participation in the pedagogical routine with three-year-old children. This internship allowed an immersion in pedagogical practices aimed at early childhood, emphasizing the importance of the integral development of children. It was observed how the daily routine, playful activities and interactions between children and educators contribute to the cognitive, social and emotional development of children. The experience highlighted the need for careful pedagogical planning adapted to the specific needs of each age group, promoting a safe and stimulating learning environment. The third internship, again at the Escola Municipal Dalila Litaiff, involved the analysis of pedagogical practices and the dynamics of the school environment from 1st “A” to 5th “A” grade. During this internship, several teaching strategies and methodologies applied by teachers in the classroom were observed. The analysis focused on how pedagogical practices are adapted to meet students’ needs, promoting inclusion and the development of essential skills. In addition, it was possible to identify the difficulties faced by educators and propose improvements to teaching practices. This internship highlighted the importance of ongoing training and pedagogical support for teachers, aiming at the constant improvement of teaching quality. This work reflects on the lessons learned in each internship, highlighting the pedagogical and management practices that promote an inclusive and effective school environment. The experience accumulated throughout the three internships reinforces the importance of integrating theory and practice in the training of future educators. Practical experience provides a deeper understanding of school realities and students’ needs, allowingfuture pedagogues to develop critical skills to act effectively in the school environment. The supervised internships in Pedagogy carried out in the municipal schools of Juruá – AM were fundamental for teacher training. Practical experience, combined with theoretical reflection, contributed significantly to the development of essential skills for professional practice, preparing future educators to face the challenges of education and promote quality education for all. |
Keywords: | Estágio Práticas Pedagógicas Inclusão Educação Ambiente Escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM |
Citation: | SANTOS, Railane Ferreira Cajado dos. Relato de Estágio Supervisionado em Pedagogia aplicado em duas escolas municipais de Juruá-AM. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá (AM), 2024 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7646 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RailaneSantos | 554,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.