Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7651
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade |
metadata.dc.creator: | Agostinho, Marlisson de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bráulio, Oderlene Bindá |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Andreia Francisca de Assis de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campos, Sebastião Melo |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, intitulado como “Educação infantil: As práticas pedagógicas dos docentes e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade”, tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas na educação infantil e os desafios e perspectivas associadas a um processo educativo de qualidade, com foco na realidade da pré-escola no contexto amazônico. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando métodos como observação participante e questionários, para coletar dados sobre as metodologias docentes e a interação com as crianças. Os autores que embasam minha pesquisa são: Mota (2016), Coelho (2020), Arroyo (2014), Rocha (2008) dentre outros. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados, as práticas pedagógicas podem promover um ambiente de aprendizado significativo. Além disso, a pesquisa evidencia a importância de valorizar a identidade cultural das crianças, favorecendo seu desenvolvimento integral. O estudo contribui para a reflexão sobre a formação dos educadores e a necessidade de metodologias que respeitem a diversidade cultural. Assim, propõe-se uma educação que integre as experiências e saberes locais no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The present course completion work – TCC, entitled “Early Childhood Education: The Pedagogical Practices of Teachers and the Challenges and Perspectives for a Quality Educational Process,” aims to understand the pedagogical practices in early childhood education and the challenges and perspectives associated with a quality educational process, focusing on the reality of preschool in the Amazon context. The research was conducted through a qualitative approach, using methods such as participant observation, questionnaires, and documentary analysis to collect data on teaching methodologies and interaction with children. The authors that underpin my research are: Mota (2016), Coelho (2020), Arroyo (2014), Rocha (2008), among others. The results indicate that, despite the challenges faced, pedagogical practices can promote a meaningful learning environment. Furthermore, the research highlights the importance of valuing children's cultural identity, fostering their integral development. The study contributes to the reflection on the training of educators and the need for methodologies that respect cultural diversity. Thus, it proposes an education that integrates local experiences and knowledge into the teaching-learning process. |
Keywords: | Educação infantil Pré-escola Práticas docentes, crianças pequenas Aprendizagem e desenvolvimento Early childhood education Teaching practices Learning and developme |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7651 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MarlissonAgostinho.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.