Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7651
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação infantil: a prática pedagógica na pré-escola e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade
metadata.dc.creator: Agostinho, Marlisson de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Bráulio, Oderlene Bindá
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Francisca de Assis de
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, intitulado como “Educação infantil: As práticas pedagógicas dos docentes e os desafios e perspectivas para um processo educativo de qualidade”, tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas na educação infantil e os desafios e perspectivas associadas a um processo educativo de qualidade, com foco na realidade da pré-escola no contexto amazônico. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando métodos como observação participante e questionários, para coletar dados sobre as metodologias docentes e a interação com as crianças. Os autores que embasam minha pesquisa são: Mota (2016), Coelho (2020), Arroyo (2014), Rocha (2008) dentre outros. Os resultados indicam que, apesar dos desafios enfrentados, as práticas pedagógicas podem promover um ambiente de aprendizado significativo. Além disso, a pesquisa evidencia a importância de valorizar a identidade cultural das crianças, favorecendo seu desenvolvimento integral. O estudo contribui para a reflexão sobre a formação dos educadores e a necessidade de metodologias que respeitem a diversidade cultural. Assim, propõe-se uma educação que integre as experiências e saberes locais no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present course completion work – TCC, entitled “Early Childhood Education: The Pedagogical Practices of Teachers and the Challenges and Perspectives for a Quality Educational Process,” aims to understand the pedagogical practices in early childhood education and the challenges and perspectives associated with a quality educational process, focusing on the reality of preschool in the Amazon context. The research was conducted through a qualitative approach, using methods such as participant observation, questionnaires, and documentary analysis to collect data on teaching methodologies and interaction with children. The authors that underpin my research are: Mota (2016), Coelho (2020), Arroyo (2014), Rocha (2008), among others. The results indicate that, despite the challenges faced, pedagogical practices can promote a meaningful learning environment. Furthermore, the research highlights the importance of valuing children's cultural identity, fostering their integral development. The study contributes to the reflection on the training of educators and the need for methodologies that respect cultural diversity. Thus, it proposes an education that integrates local experiences and knowledge into the teaching-learning process.
Keywords: Educação infantil
Pré-escola
Práticas docentes, crianças pequenas
Aprendizagem e desenvolvimento
Early childhood education
Teaching practices
Learning and developme
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7651
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MarlissonAgostinho.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.