Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7655
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Caracterização das condições de bem-estar de bovinos durante a transumância no circuito várzea-terra firme entre as Comunidades São Sebastião do Boto-Caburi no município de Parintins-Am
metadata.dc.creator: Silva, Maria Dulcineia Nunes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Soraya Farias de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Lehmkuhl, Angela Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Franciene Dias
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo foi realizado entre as comunidades do São Sebastião do Boto e a Caburi no município de Parintins, nos períodos entre várzea e terra firme, com o objetivo caracterizar as condições de infraestruturas de transporte de bovinos da várzea para terra firme, avaliar os parâmetros fisiológicos, frequência respiratória e temperatura de superfície corporal dos bovinos e avaliar dos índices de conforto térmico ITGU durante a transumância. Foram utilizados uma câmera de termografia de infravermelho no modelo Uti260B, para registrar as imagens da embarcação e dos animais e um medidor de estresse no modelo IBUTG AK887, para avaliar as condições de conforto térmico do ambiente. Durante o diagnóstico da embarcação foi possível identificar, uma variação entre as temperaturas da balsa, onde a menor temperatura registrada foi a do piso, correspondendo a 32,3°C e a maior temperatura obtida foi a da lateral da embarcação que atingiu temperatura de 44,9°C. Os resultados observados na avaliação de ITGU, mostraram que as condições do ambiente se mantiveram em estado de emergência durante todo o trajeto de viagem, de modo que a média obtida foi de 88,6, com mínima ITGU correspondendo a 87 e máxima de 91. Nos parâmetros fisiológicos, os dados obtidos da frequência respiratória coletada de 10 dos 100 animais ali presentes, mostrou-se dentro da normalidade, com média de 36,8 movi/minuto. A temperatura de superfície corporal mostrou-se superior a encontrada por (NAVARINI et al, 2009), em um experimento com bovinos a pleno sol. Sendo que a média obtida neste trabalho foi de 40,3°C, a mínima foi 35,6°C e a máxima 44,1°C. Enquanto que Navarini et al (2009), obteve como média 35,2°C, mínima de 33,4°C e máxima de37°C. Vale ressaltar, que a falta de estudos voltados para o transporte de bovinos e a influência do mesmo sobre a qualidade produtiva dos animais gera vários questionamentos, dentre eles: como o tempo de trajeto pode interferir no bem-estar animal, ou como a infraestruturas de barcos ou balsas cobertas influenciam no conforto térmico dos animais, ou se o tratamento mais humanizado durante o embarque e desembarque dos bovinos geraria melhores ganhos para os produtores da região. Tais questionamentos podem ser usados para futuros estudos, com intuito de expandir o conhecimento no setor.
Abstract: The present study was conducted among the communities of São Sebastião do Boto and Caburi in the municipality of Parintins, during the periods of floodplain and dry land, with the aim of characterizing the transport infrastructure conditions for moving cattle from the floodplain to dry land, evaluating the physiological parameters, respiratory rate, and surface body temperature of the cattle, and assessing the thermal comfort indices ITGU during transhumance. An infrared thermography camera model Uti260B was used to capture images of the vessel and the animals, and a stress meter model IBUTG AK887 was employed to evaluate the thermal comfort conditions of the environment. During the diagnosis of the vessel, it was possible to identify a variation in temperatures on the barge, where the lowest temperature recorded was the floor temperature, corresponding to 32.3°C, and the highest temperature obtained was that of the side of the vessel, which reached 44.9°C. The results observed in the evaluation of ITGU showed that the environmental conditions remained in a state of emergency throughout the entire journey, such that the average obtained was 88.6, with a minimum ITGU of 87 and a maximum of 91. In the physiological parameters, the data obtained from the respiratory rate collected from 10 of the 100 animals present showed to be within normal limits, with an average of 36.8 movements/minute. The surface body temperature was found to be higher than that reported by (NAVARINI et al., 2009) in an experiment with cattle in full sun. In this study, the average obtained was 40.3°C, with a minimum of 35.6°C and a maximum of 44.1°C. Meanwhile, Navarini et al. (2009) reported an average of 35.2°C, a minimum of 33.4°C, and a maximum of 37°C. It is worth mentioning that the lack of studies focused on the transport of cattle and its influence on the productive quality of the animals raises several questions, such as: how can the travel time interfere with animal welfare, or how do the infrastructure of covered boats or barges influence the thermal comfort of the animals, or whether more humane treatment during the boarding and disembarking of cattle would yield better outcomes for producers in the region. Such questions can be used for future studies, with the aim of expanding knowledge in the sector.
Keywords: Bem-estar animal
Transporte
Várzea-terra firme
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Zootecnia - Bacharelado - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7655
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Agrárias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MariaNunesSilva1,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.