Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Jarliane da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923905089631030pt_BR
dc.contributor.referee1Bráulio, Oderlene Bindá-
dc.contributor.referee2Braule, Gilvânia Plálacio-
dc.creatorForte, Marilene Samias-
dc.date.accessioned2024-08-30T14:43:11Z-
dc.date.available2024-08-30T14:43:11Z-
dc.identifier.citationFORTE, Marilene Samias. O estágio supervisionado como pilar na formação do/a pedagogo/a: práxis pedagógica na educação infantil. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7663-
dc.description.abstractEste trabajo de conclusión de curso aborda la importancia del estágio supervisionado en la formación del pedagogo/a, con un enfoque específico en la Educación Infantil. El estágio se analiza como un pilar fundamental para la práxis pedagógica, proporcionando al estudiante una inmersión práctica en el entorno escolar y una aplicación concreta de los conocimientos teóricos adquiridos a lo largo del curso. El objetivo principal es explorar cómo el estágio contribuye al desarrollo profesional del futuro educador, posibilitando una comprensión profunda de las prácticas educativas, la gestión de la rutina escolar y la construcción de un vínculo significativo con los ninos. La investigación se realizó en una institución de Educación Infantil, donde la investigacion pasante observó y participó en las actividades diarias, interactuó con los alumnos y analizó la dinámica pedagógica. El trabajo reflexiona sobre la experiencia práctica del estágio, destacando la importancia de un ambiente acogedor y estimulante para el desarrollo integral de los ninos y el papel esencial del educador en la facilitación de estas experiencias. Además, el estudio discute cómo el estágio posibilita una reflexión crítica sobre las prácticas pedagógicas, permitiendo al futuro pedagogo/a identificar y superar desafios, adaptar estrategias y proponer mejoras en el entorno escolar. A partir de la investigación estágio se presenta como una oportunidad para la integración entre teoría y práctica, esencial para la formación de un educador calificado y comprometido con la transformación positiva de la realidad escolar. El trabajo concluye que el estágio supervisionado es un componente indispensable en la formación docente, ofreciendo una base sólida para la práctica pedagógica y contribuyendo a la construcción de una actuación profesional eficaz en la Educación Infantil.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a importância do estágio supervisionado na formação do pedagogo/a, com foco específico na Educação Infantil. O estágio é analisado como um pilar fundamental para a práxis pedagógica, proporcionando ao estudante uma imersão prática no ambiente escolar e uma aplicação concreta dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. O objetivo principal é explorar como o estágio contribui para o desenvolvimento profissional do futuro educador, possibilitando uma compreensão aprofundada das práticas educativas, a gestão da rotina escolar e a construção de um vínculo significativo com as crianças. A pesquisa foi realizada conjuntamente com estágio em uma instituição de Educação Infantil, onde o pesquisador estagiaria observou e participou das atividades diárias, interagiu com os alunos e analisou a dinâmica pedagógica. O trabalho reflete sobre a experiência prática do estágio, destacando a importância de um ambiente acolhedor e estimulante para o desenvolvimento integral das crianças e o papel essencial do educador na facilitação dessas experiências. Além disso, o estudo discute como o estágio possibilita uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, permitindo ao futuro pedagogo/a identificar e superar desafios, adaptar estratégias e propor melhorias no ambiente escolar. O estágio é apresentado como uma oportunidade para a integração entre teoria e prática, essencial para a formação de um educador qualificado e comprometido com a transformação positiva da realidade escolar. A partir da pesquisa conclui que o estágio supervisionado é um componente indispensável na formação docente, oferecendo uma base sólida para a prática pedagógica e contribuindo para a construção de uma atuação profissional eficaz na Educação Infantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação do/a pedagogo/apt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO estágio supervisionado como pilar na formação do/a pedagogo/a: práxis pedagógica na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2024-08-06-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controlado.pt_BR
dc.subject.controlado.pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MarileneForte.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.