Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7665
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Memórias docentes: os impactos do ensino remoto na formação inicial de professores do curso de Pedagogia ICSEZ/UFAM |
metadata.dc.creator: | Marinho, Beatriz da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Azevedo, Railce da Silva de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Prata, Bruna dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Ana Patrícia de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo estabelece como tema e fonte de estudo as “Memórias Docentes: os impactos do ensino remoto na formação inicial de professores do curso de pedagogia – ICSEZ/UFAM”. Com intuito de identificar as estratégias metodológicas utilizadas pelos discentes e docentes do curso de Pedagogia no Ensino Remoto Emergencial (ERE); bem como, descrever as experiências formativas vivenciadas por esses discentes no contexto pandêmico, da mesma forma que pretende apresentar os desafios e as mudanças significativas na vida dos futuros professores do Curso de Pedagogia. O estudo se constitui por meio das leituras de artigos, livros e teses. Caracterizado como uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem fenomenológica e para a técnica de coleta de dados utilizou-se o formulário elaborado pelo google forms e a entrevista semiestruturada com os discentes do curso de Pedagogia, que entraram na universidade no período da Pandemia da Covid-19. Desta forma, para atender aos objetivos estabelecidos nesta pesquisa, tem-se os relatos de memórias de 6 (seis) discentes para analisar as questões que se fizeram pertinentes no cotidiano dos acadêmicos durante a pandemia. Com a análise desta pesquisa, nota-se o conflito vivenciado, diante da realidade apresentada, levantando alguns fatores que decorreram da pandemia, tais como a ausência inicial de comunicação entre a universidade e os acadêmicos; as complicações com as disciplinas prestadas no ensino remoto e questões sociais em decorrência da questão pessoal de cada discente. |
Abstract: | This article establishes as a theme and source of study the “Teaching Memories: the impacts of remote teaching in the initial training of teachers in the pedagogy course – ICSEZ/UFAM”. In order to identify the methodological strategies used by students and teachers of the Pedagogy in Remote Education course Emergency (ERE); as well as, describe the formative experiences lived by these students in the context pandemic, in the same way that it intends to present the challenges and significant changes in the lives of future people teachers of the Pedagogy Course. The study is constituted through reading articles, books and theses. Characterized as qualitative research with a phenomenological approach and the technique of data collection used the form created by google forms and the semi-structured interview with the students of the Pedagogy course, who entered the university during the Covid-19 Pandemic. This way, To meet the objectives established in this research, we have the memory reports of 6 (six) students for analyze the questions that were relevant in the daily lives of academics during the pandemic. With the analysis of this research, the conflict experienced is noted, given the reality presented, raising some factors that resulted from the pandemic, such as the initial lack of communication between the university and academics; to the complications with the subjects provided in remote education and social issues due to personal issues of each student. |
Keywords: | Formação Inicial Initial Training Memórias Memories Distanciamento Social Social Distancing |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
Citation: | MARINHO, Beatriz da Silva. Memórias docentes: os Impactos do ensino remoto na formação Inicial de professores do curso de Pedagogia – ICSEZ/UFAM, 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7665 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BeatrizMarinho.pdf | 950,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.