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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formação de professores Tikuna: um estudo sobre os impactos da formação em segunda língua na prática docente de professores da comunidade indígena de Bom Caminho.
metadata.dc.creator: Rubem, Marcella Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Jorge Luís de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Guerreiro, Solano da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Aldarleny Sá de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema a formação superior indígena, especificamente a formação de professores Tikuna enquanto docentes de Português como L2. O objetivo geral da pesquisa foi verificar, a partir da voz dos docentes, quais os impactos que a formação superior no curso de Letras, cujas diretrizes não estão voltadas para a educação indígena, tem na atuação de professores Tikuna, enquanto docentes de Língua Portuguesa como L2 na Escola Municipal Indígena Porto Cruzeirinho, localizada na comunidade de Bom Caminho, em Benjamin Constant/AM. Como objetivos específicos, foram delineados os seguintes: conhecer os marcos regulatórios norteadores da formação docente em Língua Portuguesa; identificar o lugar da Língua Portuguesa no Projeto Pedagógico da escola indígena Porto Cruzeirinho; fazer o levantamento da atuação docente de Tikunas egressos do Curso de Letras do INC-UFAM; e evidenciar os impactos da formação não indígena na prática docente em Língua Portuguesa como L2. O embasamento teórico desse trabalho fundamenta-se em autores como Silva (2020), Grupioni (2006), Maher (1994), Bonifácio (2019), entre outros e em documentos oficiais que regulamentam a formação de professores indígenas, como a Resolução CNE/CP nº 1/2015, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI, 1998), e outros. A metodologia do trabalho consistiu na pesquisa documental, bibliográfica e de campo, com foco voltado para a abordagem qualitativa. Os instrumentos de coletas de dados foram questionários e entrevistas. Por meio dos resultados da pesquisa, evidenciou-se a realidade da docência de língua portuguesa como L2 na comunidade indígena de Bom Caminho, e os impactos da formação em segunda língua nessa realidade. Espera-se que esse estudo possa contribuir para desencadear a reflexão sobre o tema nas Instituições de Ensino Superior, a fim de que seja repensado o processo de formação de alunos indígenas.
Abstract: El tema de este trabajo es la educación superior indígena, específicamente la formación de docentes Tikuna como profesores de portugués como L2. El objetivo general de la investigación fue verificar, a partir de la voz de los docentes, qué impacto tiene la educación superior en la carrera de Letras, cuyos lineamientos no están enfocados a la educación indígena, en el desempeño de los docentes Tikuna, como profesores de lengua portuguesa como L2 en la Escuela Indígena Municipal Porto Cruzeirinho, ubicada en la comunidad de Bom Caminho, en Benjamín Constant/AM. Como objetivos específicos se delinearon los siguientes: comprender los marcos regulatorios que orientan la formación de profesores de lengua portuguesa; identificar el lugar de la Lengua Portuguesa en el Proyecto Pedagógico de la escuela indígena Porto Cruzeirinho; realizar un relevamiento de la actividad docente de los Tikunas egresados del Curso de Letras del INC-UFAM; y resaltar los impactos de la formación no indígena en la práctica docente en portugués como L2. La base teórica de este trabajo se basa en autores como Silva (2020), Grupioni (2006), Maher (1994), Bonifácio (2019), entre otros y en documentos oficiales que regulan la formación de docentes indígenas, como la Resolución CNE. / CP nº 1/2015, el Referencial Curricular Nacional para Escuelas Indígenas (RCNEI, 1998), y otros. La metodología de trabajo consistió en una investigación documental, bibliográfica y de campo, con enfoque cualitativo. Los instrumentos de recolección de datos fueron cuestionarios y entrevistas. A través de los resultados de la investigación, se destacó la realidad de la enseñanza del portugués como L2 en la comunidad indígena de Bom Caminho y los impactos de la formación en una segunda lengua en esa realidad. Se espera que este estudio pueda contribuir a desencadenar una reflexión sobre el tema en las Instituciones de Educación Superior, de modo que se pueda repensar el proceso de formación de estudiantes indígenas.
Keywords: Formação superior indígena
Professores Tikuna
Língua Portuguesa como L2
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7667
metadata.dc.subject.controlado: .
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