Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7669
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Trajetória escolar acadêmica: o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Mota, Aldinéia Libânio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Juçara Lobato da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Rocha, Eloy da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso traz a trajetória de vida e de professores, que cursaram pedagogia pelo PARFOR/ UFAM, na cidade de Itamarati/AM, teve o objetivo de contribuir com a compreensão da formação de professores sem licenciatura, através das narrativas e memórias individuais acerca da educação básica e superior, dando destaque as experiências e materiais coletados durante o estágio docência concluindo em junho de 2024. Como resultado constata-se a valorização dessa trajetória formativa, de transformação e superação individual, além da melhoraria promovida no seu fazer pedagógico. O PARFOR representa um marco na trajetória acadêmica e profissional dos professores desta região Amazônica-microrregião do Juruá. Ao adaptar currículos e metodologias às realidades locais, o programa não apenas eleva a qualidade do ensino, mas também fortalece o compromisso com uma educação inclusiva, sustentável e culturalmente relevante, nesta pesquisa sobressai a questão conciliação com o trabalho e a educação desde a infância até a vida profissional. Palavras-chave: Formação de professores; Educação Amazônica PARFOR; Trajetória escolar acadêmica; |
Abstract: | His course conclusion work brings the life trajectory of teachers, who studied pedagogy at PARFOR/UFAM, in the city of Itamarati/AM, with the objective of contributing to the understanding of the training of teachers without a degree, through narratives and memories individual information about basic and higher education, highlighting the experiences and materials collected during the teaching internship, concluding in June 2024. As a result, this formative trajectory, of transformation and individual overcoming, is valued, in addition to the improvement promoted in their pedagogical work. PARFOR represents a milestone in the academic and professional trajectory of teachers in this Amazon region-Juruá microregion. By adapting curricula and methodologies to local realities, the program not only increases the quality of teaching, but also strengthens the commitment to inclusive, sustainable and culturally relevant education. In this research, the issue of reconciling work and education from childhood to professional life. Keywords: Teacher training; Amazon Education PARFOR; Academic school trajectory |
Keywords: | Formação de professores Educação Amazônica PARFOR Trajetória escolar acadêmica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Itamarati/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7669 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AldineiaMota | 637,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.