Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7670
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Minha história minha vida: percalços da formação em pedagogia
metadata.dc.creator: Santos, Enison Miquiles dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Vera Lucia Reis da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Breno de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Priscila Soares
metadata.dc.description.resumo: Este memorial tem o objetivo de narrar a minha trajetória como estudante e professor. A história escrita apresenta, primeiramente, minha origem, meu povo e os desafios que enfrentei para estudar, saindo da minha comunidade para a cidade. A segunda parte retrata a saída de casa dos meus pais em busca de uma vida melhor e de oportunidades, bem como o início da minha carreira como suplente e, posteriormente, como professor na minha comunidade. O curso PROJETO PIRAYAWARA e o curso de Pedagogia me guiaram para adquirir mais experiência como educador na escola de ensino infantil e fundamental. As atividades desenvolvidas nesse espaço foram um grande desafio. Por último, contarei um pouco sobre minha vida dentro e fora da profissão. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, com coletas de dados, optando pela narrativa com ênfase na história de vida. Consideramos que, ao relembrar os fatos, cada momento importante nos faz ser quem somos e quem eu era na sociedade. Aprendemos e reaprendemos, somos inacabados e, à medida que influenciamos, também somos influenciados.
Abstract: This memoir aims to narrate my journey as a student and teacher. The written story first presents my origins, my people, and the challenges I faced to study, leaving my community for the city. The second part depicts leaving my parents' home in search of a better life and opportunities, as well as the beginning of my career as a substitute and later as a teacher in my community. The PIRAYAWARA PROJECT course and the Pedagogy course guided me to gain more experience as an educator in early childhood and elementary education. The activities developed in this setting were a great challenge. Finally, I will share a bit about my life both within and outside the profession. The methodology used was qualitative research, with data collection, opting for a narrative with an emphasis on life history. We consider that by recalling the events, each important moment shapes who we are and who I was in society. We learn and relearn, we are unfinished, and as we influence, we are also influenced.
Keywords: Memorial
Suplente-Professor
Professor do ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Barreirinha/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7670
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Núcleo de Saúde, Sexualidade e Sociedade.
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnisonSantos.pdf622,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.