Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7672
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um caboclo sonhador: vivências e práticas nos aspectos pessoal, acadêmico e profissional
metadata.dc.creator: Simas, Gilvan Alencar
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Vera Lucia Reis da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Breno de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Priscila Soares
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi elaborado como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nele, abordo diversas fases da minha vida pessoal, acadêmica e profissional, destacadas no meu memorial acadêmico. Também busco descrever as experiências vividas durante as fases de estágios em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão da Educação. O estágio supervisionado é importante pois promove a experiência prática, fundamental no processo de formação para a docência, além de possibilitar a troca de experiências com professores, gestores e a comunidade escolar como um todo, presentes no dia a dia da escola. O estágio é um requisito de formação, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9394/96, sendo uma etapa necessária para a formação acadêmica do discente. Ele proporciona ao acadêmico uma experiência teórica e prática, envolvendo os aspectos cultural, social e profissional.
Abstract: This work was prepared as a mandatory requirement for the completion of the Bachelor of Pedagogy program under the National Plan for Training Basic Education Teachers (PARFOR) in partnership with the Federal University of Amazonas (UFAM). In it, I address various phases of my personal, academic, and professional life, highlighted in my academic memoir. I also aim to describe the experiences during the internship phases in Early Childhood Education, Elementary Education, and Education Management. The supervised internship is important as it promotes practical experience, fundamental in the training process for teaching, and allows for the exchange of experiences with teachers, managers, and the school community as a whole, present in the school's daily life. The internship is a training requirement, according to the Education Guidelines and Framework Law (LDB) No. 9394/96, being a necessary stage for the student's academic training. It provides the student with a theoretical and practical experience, involving cultural, social, and professional aspects.
Keywords: Formação docente
Estágio supervisionado
Memorial
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Barreirinha/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7672
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Núcleo de Saúde, Sexualidade e Sociedade.
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GilvanSimas.pdf502,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.