Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7675
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Trajetória de formação pessoal e profissional: entre saberes, experiências e narrativas
metadata.dc.creator: Souza, Francisco Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Vera Lucia Reis da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Breno de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Priscila Soares
metadata.dc.description.resumo: Apresento neste TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) uma descrição dos fatos mais relevantes da minha trajetória acadêmica, desde a fase de estudante da Educação Básica até a Graduação em Licenciatura em Pedagogia. Nessa descrição, abordei especialmente as três dimensões nas quais me dediquei com inteireza durante toda a minha trajetória profissional: Pesquisa, Ensino e Extensão. A ênfase maior neste Memorial foi dada à descrição do meu envolvimento com a Iniciação à Pesquisa, tanto como professor da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental I. Procurei, então, descrever – com um certo grau de detalhes – o encadeamento de algumas ações docentes nas quais atuei, que, no meu entendimento, tornaram-se, ao mesmo tempo, a base e o norte para a elaboração deste trabalho, mas que acabaram por fazer parte dos meus planos futuros. Diante disso, apresento este TCC da forma como mencionei. Na sequência do Memorial, registre também minha rica experiência nas atividades docentes, passando pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que me forneceram subsídios teóricos e práticos para atuar com segurança e profissionalismo na área educacional.
Abstract: I present in this TCC (Course Completion Work) a description of the most relevant aspects of my academic trajectory, from the Basic Education phase to my Graduation in Pedagogy. In this description, I particularly address the three dimensions to which I dedicated myself throughout my professional career: Research, Teaching, and Extension. The greatest emphasis in this Memorial is given to describing my involvement in a sequence of Research Initiation, both as a teacher of Early Childhood Education and Elementary School I. I aimed to describe – with a certain degree of detail – the sequence of teaching actions in which I was involved, which, in my understanding, became both the foundation and the guiding principle for the development of this work, but which also ended up being part of my future plans. Consequently, I present this TCC as previously mentioned. Following the Memorial, I also documented my extensive experience in teaching activities, spanning Early Childhood Education and Elementary School I, which has provided me with both theoretical and practical knowledge to work confidently and professionally in the educational field.
Keywords: Formação docente
Amazônia
Política pública
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Barreirinha/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7675
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Núcleo de Saúde, Sexualidade e Sociedade.
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FranciscoSouza.PDF1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.