Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7677
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Memórias de uma ribeirinha sonhadora: avanços e desafios na trajetória, pessoal, acadêmica e profissional |
metadata.dc.creator: | Souza, Gisele Souza de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Vera Lucia Reis da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Ferreira, Breno de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Priscila Soares |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, requisito para o término da Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), apresenta uma reflexão abrangente sobre minha trajetória pessoal e profissional. Relato minha experiência desde a educação básica até a formação superior, destacando a importância da educação na melhoria de vida e realização de sonhos. O estudo inclui descrições dos estágios supervisionados em Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Gestão da Educação, evidenciando as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados. A análise crítica das experiências adquiridas visa aprofundar a compreensão do papel do educador na formação de novas gerações e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. |
Abstract: | This graduation thesis, a requirement for completing the Bachelor of Pedagogy program at the Federal University of Amazonas (UFAM) and the National Plan for Training Basic Education Teachers (PARFOR), presents a comprehensive reflection on my personal and professional journey. I recount my experience from basic education through higher education, emphasizing the importance of education in improving life and achieving dreams. The study includes descriptions of supervised internships in Early Childhood Education, Early Elementary Education, and Education Management, highlighting pedagogical practices and the challenges encountered. The critical analysis of the experiences aims to deepen the understanding of the educator's role in shaping new generations and promoting a more just and equitable society |
Keywords: | Formação docente Prática pedagógica Memórias |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Barreirinha/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7677 |
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | Núcleo de Saúde, Sexualidade e Sociedade. |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GiseleSouza.PDF | 605,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.