Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7679
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A trajetória da minha vida: minha trajetória da educação básica à graduação
metadata.dc.creator: Mota, Elilson Miquiles
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Vera Lucia Reis da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Breno de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Priscila Soares
metadata.dc.description.resumo: O presente memorial tem como objetivo relatar a trajetória da infância até a vida acadêmica e profissional do discente/professor Elilson Miquiles Mota, durante a caminhada do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação Faced/Ufam do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR. Assim, a construção de um memorial nos possibilita documentar, de forma descritiva e analítica, memórias e fatos que consideramos importantes em nossa vida pessoal, acadêmica e profissional, contribuindo para a formação de um profissional mais consciente e autônomo. A partir de toda esta trajetória acadêmica, desde a infância até a conclusão do Curso de Pedagogia, construí uma história de sonhos, lutas e realizações. Enfim, a parte mais gratificante foi a vivida na sala de aula e no ambiente acadêmico. Refletir sobre a sala de aula é refletir sobre a vida acadêmica, já que todos os conteúdos estudados na teoria mostram a prática como reflexo. A prática do ensinar e aprender, e vice-versa, é uma constante ação na prática educativa no contexto escolar. Os estágios realizados durante o curso apresentam a realidade vivida na escola com o público da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e também proporcionam o conhecimento do trabalho da Gestão Escolar. Portanto, este TCC está estruturado em capítulos para melhor entendimento dos assuntos abordados.
Abstract: This memorial aims to report the trajectory from childhood to the academic and professional life of the student/teacher Elilson Miquiles Mota, during the course of Pedagogy at the Faculty of Education Faced/Ufam of the National Plan for the Training of Basic Education Teachers - PARFOR. Thus, the construction of a memorial allows us to document, in a descriptive and analytical way, memories and facts that we consider important in our personal, academic and professional lives, contributing to the formation of a more conscious and autonomous professional. From this entire academic trajectory from childhood to the completion of the Pedagogy Course, I built a story of dreams, struggles, achievements, in short, and the most rewarding part was that experienced in the classroom and in academics. Reflecting the classroom is reflecting academic life, since all the contents studied in theory show practice as a reflection. And the practice of teaching and learning, and vice versa, is a constant action in educational practice in the school context. The internships carried out during the course present the reality experienced in the school with the public of Early Childhood Education, Elementary School I and also knowing the work of School Management. Therefore, this TCC is structured in Chapters for a better understanding of the subjects covered.
Keywords: Trajetória da infância
Vida acadêmica
Vida profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Barreirinha/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7679
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Núcleo de Saúde, Sexualidade e Sociedade
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ElilsonMota.PDF971,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.