Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7680
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Resgate da minha vida, minha história
metadata.dc.creator: Miquiles, Gracimar da Paz
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Vera Lucia Reis da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Breno de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Priscila Soares
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda a trajetória de formação acadêmica e prática da autora no curso de Licenciatura em Pedagogia, com foco nas experiências vividas durante os estágios em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar. O trabalho explora as aprendizagens adquiridas e os desafios enfrentados ao longo dos estágios, evidenciando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e a vivência do cotidiano escolar. Na Educação Infantil, foram destacadas as práticas de ludicidade e afetividade, essenciais para o desenvolvimento das crianças. No Ensino Fundamental, a autora lidou com a diversidade etária, reforçando a importância da interdisciplinaridade e da contextualização dos conteúdos. Na Gestão Escolar, foi abordada a complexidade do papel do gestor e a importância do trabalho em equipe para a eficiência administrativa e o sucesso educacional. Assim, para melhor compreensão das temáticas, o trabalho está dividido em três capítulos, onde são abordadas a trajetória de escolarização, a trajetória profissional e as experiências e aprendizados durante as atividades do curso e dos estágios em Pedagogia.
Abstract: This work addresses the author's academic and practical training journey in the Bachelor of Pedagogy program, focusing on experiences gained during internships in Early Childhood Education, Elementary Education, and School Management. The work explores the knowledge acquired and challenges faced throughout the internships, highlighting the practical application of theoretical knowledge and everyday school experiences. In Early Childhood Education, the emphasis was on playfulness and affectivity practices, essential for children's development. In Elementary Education, the author dealt with age diversity, emphasizing the importance of interdisciplinarity and content contextualization. In School Management, the complexity of the manager's role and the importance of teamwork for administrative efficiency and educational success were discussed. To facilitate understanding of the topics, the work is divided into three chapters, addressing the educational journey, professional trajectory, and experiences and learnings from course activities and Pedagogy internships.
Keywords: Memorial
Trajetória escolar
Educação Sateré-Mawé
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Barreirinha/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7680
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Núcleo de Saúde, Sexualidade e Sociedade
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GracimarMiquiles.PDF531,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.