Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7687
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Automutilação em adolescentes brasileiros: uma revisão integrativa no contexto escolar |
Other Titles: | Self-harm in brazilians adolescents: an integrative review in the school context |
metadata.dc.creator: | Praia, Ana Teresa Loureiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Alessandra dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Resende, Gisele Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Leitão, Consuelena Lopes |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar as intervenções utilizadas no contexto escolar para adolescentes brasileiros que se automutilam com o intuito de entender as práticas profissionais realizadas na escola. Como objetivos específicos: conhecer o conceito de automutilação, identificar as características dos adolescentes que apresentam o comportamento e compreender fatores desencadeantes. Foi realizada uma revisão integrativa nas plataformas Scielo e Periódicos CAPES, publicados em língua portuguesa, entre janeiro de 2019 a dezembro de 2023, dentro do critério de relevância do portal, sendo filtrados 07 artigos ao final que continham intervenções relacionadas à pesquisa. A análise dos artigos selecionados foi feita utilizando a Análise de Conteúdo. Foi possível identificar como principais categorias de análise: comportamento de automutilação, características dos adolescentes que se automutilam e fatores desencadeantes, intervenções utilizadas no contexto escolar e dificuldades apresentadas. Destaca-se que é possível concluir que o tema apresenta escassez de artigos e falta de detalhamento nos materiais selecionados, além de individualizar o comportamento, não propondo diálogo entre o adolescente e a escola, comunidade e família. |
Abstract: | The present study aims to identify interventions used in the school context for Brazilian adolescents who self-mutilate with the aim of understanding the professional practices carried out at school. Specific objectives: to understand the concept of self-harm, identify the characteristics of adolescents who exhibit the behavior and understand triggering factors. An integrative review was carried out on the Scielo and Periódicos CAPES platforms, published in Portuguese, between January 2019 and December 2023, within the portal's relevance criteria, with 07 articles being filtered at the end that contained research-related interventions. The analysis of the selected articles was carried out using Content Analysis. It was possible to identify the main categories of analysis: self-mutilation behavior, characteristics of adolescents who self-mutilate and triggering factors, interventions used in the school context and difficulties presented. It is noteworthy that it is possible to conclude that the topic presents a scarcity of articles and a lack of detail in the selected materials, in addition to individualizing behavior, not proposing dialogue between the adolescent and the school, community and family. |
Keywords: | Automutilação Adolescência Escola Intervenções |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
metadata.dc.publisher.course: | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
Citation: | PRAIA, Ana Teresa Loureiro. Automutilação em adolescentes brasileiros: uma revisão integrativa no contexto escolar. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7687 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnaTeresa.pdf | 214,99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.