Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7690
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Disciplina de Libras A/B na ufam
metadata.dc.creator: Gaspar, Márcio César Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Arruda, Debora Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Elizandra de Lima Silva
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) explora a disciplina de Libras A/B na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e seu impacto na formação dos acadêmicos. A pesquisa foi motivada pela experiência vivida pelo pesquisador como aluno e monitor da disciplina, o que despertou o interesse em investigar e descrever as percepções de acadêmicos da disciplina de Libras A/B, investigando suas motivações e a importância dessa formação para o desenvolvimento profissional. Também visa compreender como os alunos percebem a Língua Brasileira de Sinais e a surdez, e como essa compreensão pode influenciar a aplicação da Libras em suas práticas profissionais cotidianas. A pesquisa foi conduzida em duas etapas principais: Primeiro, foi realizada uma pesquisa via formulário (Google forms) para os alunos da instituição. Na segunda etapa, foram analisadas as respostas dos pesquisados, e uma análise bibliográfica e documentos que oficializam a disciplina na graduação, comparando-as com os postulados teóricos pertinentes. Os resultados indicam que a disciplina de Libras A/B pode representar um diferencial no currículo dos alunos, estimulando muitos a buscar mais capacitação na área. Observou-se que os alunos compreenderam o propósito da disciplina na graduação e na formação profissional, valorizando e aplicando o conhecimento adquirido de maneira eficaz.
Abstract: This Final Course Work (TCC) explores the discipline of Libras A/B at the Federal University of Amazonas (UFAM) and its impact on the training of academics. The research was motivated by the researcher's experience as a student and monitor of the discipline, which sparked an interest in investigating and describing the perceptions of academics of the discipline of Libras A/B, investigating their motivations and the importance of this training for their professional development. It also aims to understand how students perceive Brazilian Sign Language and deafness, and how this understanding can influence the application of Libras in their daily professional practices. The research was conducted in two main stages: First, a survey was conducted via a form (Google forms) for the students of the institution. In the second stage, the responses of the respondents were analyzed, and a bibliographic analysis and documents that officialize the discipline in undergraduate courses were compared with the pertinent theoretical postulates. The results indicate that the discipline of Libras A/B can represent a differential in the curriculum of students, encouraging many to seek more training in the area. It was observed that the students understood the purpose of the discipline in their undergraduate and professional training, valuing and applying the knowledge acquired effectively.
Keywords: Disciplina de Libras
Libras Discipline
Graduação
Libras
UFAM
Graduation
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Citation: GASPAR, Márcio César Santos. Disciplina de Libras A/B na UFAM. 2024. 22 f. TCC de Graduação (Letras - Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7690
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MarcioGaspar963,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.