Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fonseca, Maria Gabriella Flores Severo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171026919975894pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da-
dc.creatorFerreira, Jaiciane de Castro-
dc.date.accessioned2024-09-03T21:03:00Z-
dc.date.available2024-09-03T21:03:00Z-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jaiciane de Castro. Trajetória acadêmica e profissional: reflexões de uma pedagoga em formação. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Borba (AM), 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7691-
dc.description.abstractThis final course work provides the opportunity to reflect on the challenges of teacher training in the Amazon. It is built in the format of a critical and reflective experience report, in which the author describes her experiences and, at the same time, provides elements for a critical analysis of the formative processes that engender teacher training in the Amazonian context, especially in the Municipality of Borba, made possible by the National Plan for the Training of Basic Education Teachers – PARFOR, in the period from 2019 to 2024.The results of the work offer a vision of education in the Amazonian reality, with its historical challenges and also point out paths and possibilities, inspired by the trajectory of its author.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho final de curso oportuniza a reflexão sobre os desafios da formação docente na Amazônia. Está construído no formato de um relato de experiência crítico e reflexivo, no qual a autora descreve suas experiências e, ao mesmo tempo, propicia elementos para uma análise crítica dos processos formativos que engendram a formação docente no contexto amazônico, em especial, no Município de Borba, possibilitado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, no período de 2019 a 2024.Os resultados do trabalho oferecem uma visão sobre a educação na realidade amazônica, com seus desafios históricos e também aponta caminhos e possibilidades, inspirados na trajetória de sua autora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrajetória acadêmica e profissional: reflexões de uma pedagoga em formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2024-07-22-
dc.publisher.localpubBorba (AM)pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Parfor - Borba/AMpt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JaicianeFerreira526 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.