Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7699
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Funções e tabuada: uma parceria promissora e um estudo de caso em uma escola pública estadual na cidade de Manaus
metadata.dc.creator: Montessi, Saulo Henrique Padilha
metadata.dc.contributor.advisor1: Rebouças, Michel Pinho
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Domingos Anselmo Moura da
metadata.dc.contributor.referee2: Wakiyama, Yachiko Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Este é um estudo de caso, que investiga a relação entre tabuadas e funções afins no ensino de Matemática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, e foi aplicado em uma escola pública do estado do Amazonas. Utilizando a abordagem de aulas práticas e interativas, o objetivo é explorar como as tabuadas podem ser utilizadas como ponto de partida para a compreensão e aprendizado das funções afins. Por meio da identificação de padrões e relações matemáticas nas tabuadas, os alunos são incentivados a fazerem suas próprias investigações e relacionarem esses conceitos com funções afins. Fazendo essa conexão entre conceitos conhecidos e abstratos, os alunos são capacitados a desenvolver habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas. Os resultados obtidos indicam que a integração das tabuadas no ensino de funções afins pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras e eficazes, proporcionando uma base para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos.
Abstract: This study investigates the relationship between multiplication tables and linear functions in the teaching of mathematics for ninth-grade students in the Brazilian Fundamental Education II, implemented in a public school in the state of Amazonas. Employing practical and interactive teaching methods, the aim is to explore how multiplication tables can serve as a starting point for understanding and learning linear functions. Through the identification of patterns and mathematical relationships within multiplication tables, students are encouraged to conduct their own investigations and relate these concepts to linear functions. By bridging the gap between familiar and abstract concepts, students are empowered to develop logical reasoning skills and problem-solving abilities. The results suggest that integrating multiplication tables into the teaching of linear functions can significantly contribute to the development of innovative and effective pedagogical approaches, providing a foundation for students' mathematical skills development.
Keywords: Tabuadas
Funções afins
Ensino de matemática
Educação
Ensino fundamental II
Multiplication tables
Linear functions
Teaching mathematics
Elementary school
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA: MATEMATICA APLICADA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Matemática - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7699
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SauloMontessi.pdf3,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.