Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7702
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Memorial acadêmico: trajetória escolar, acadêmica e profissional de uma eterna aprendiz
metadata.dc.creator: Marques, Belmara de Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Vanessa
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Elizandra Rego de
metadata.dc.description.resumo: O presente memorial acadêmico descritivo tem como objetivo relatar minhas trajetórias escolar, acadêmica e profissional e, ao percorrer esses caminhos tortuosos da memória, poder transcorrer sobre desafios encontrados ao longo dessa longa caminhada. Em formato acadêmico de memorial, este trabalho final de curso também explana assuntos pertinentes ao exercício da docência e a imensurável contribuição da Pedagogia para a construção histórico-social de salas de aula muito mais inclusivas. O trabalho está estruturado em introdução, trajetória no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e trajetória no Ensino Fundamental – Anos Finais e trajetória no Ensino Médio. A autora busca tecer reflexões sobre conflitos sociais experienciados durante seu processo de escolarização, articulando a essas lembranças (re)vividas, processos sociais que se revelam como verdadeiros obstáculos a serem superados nas etapas da Educação Básica, sobre os quais, conclui-se que, sem o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, problemas como a evasão escolar se fazem mais do que presentes. Posteriormente, este trabalho busca discorrer sobre questões sociais que podem se prolongar durante o ensino superior, como os obstáculos e frustações enfrentados ao cursar Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas. Esse exercício de problematização segue acompanhado por perspectivas teórico-metodológicas apreendidas em diferentes momentos da graduação, entre suas vivências, trajetória nos estágios, experiência na docência, aprovação em concursos e toda a motivação que envolve o ato de estudar Pedagogia.
Abstract: This descriptive academic memorial aims to report my school, academic and professional trajectory and, by traveling these tortuous paths of memory, be able to discuss challenges encountered along this long journey. In an academic memorial format, this final course work also explains issues relevant to teaching and the immeasurable contribution of Pedagogy to the historical-social construction of much more inclusive classrooms. The work is structured into an introduction, trajectory in Elementary School – Early Years and trajectory in Elementary School – Final Years and trajectory in High School. The author seeks to reflect on social conflicts experienced during her schooling process, articulating these (re)lived memories with social processes that reveal themselves as true obstacles to be overcome in the stages of Basic Education, about which, it is concluded that, Without the development of inclusive pedagogical practices, problems such as school dropout are more than present. Subsequently, this work seeks to discuss social issues that can continue during higher education, such as the obstacles and frustrations faced when studying Pedagogy at the Federal University of Amazonas. This problematization exercise is accompanied by theoretical-methodological perspectives learned at different moments during graduation, including their experiences, internship trajectory, teaching experience, approval in competitions and all the motivation that involves the act of studying Pedagogy.
Keywords: Trajetória acadêmica
Formação
Prática pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Urucará/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7702
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BelmaraMarques.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.