Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7703
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Emprego de elementos naturais presentes na comunidade indígena Umariaçu II como recurso didático potencializador do ensino de química em uma escola pública local
metadata.dc.creator: Aguiar, Arnaldo Moises Fermin
metadata.dc.contributor.advisor1: Lemos, Radamés Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Agmar José de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Alberto Daniel Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por tema, Emprego de elementos naturais presentes na comunidade indígena de Umariaçú II como recurso didático potencializador do ensino de química em uma escola pública local. Tem por objetivo analisar a importância de empregar os elementos naturais presentes na comunidade como recurso didático para facilitar o ensino aprendizado dos professores e alunos da etnia ticuna na disciplina de química. A pesquisa explorou o uso de recursos naturais como metodologia inovadora no ensino de química na comunidade indígena ticuna de Umariaçú II, em Tabatinga-AM. Os resultados mostraram que essa abordagem facilita a compreensão de conceitos químicos, ao integrar o conhecimento científico com o saber popular. Conceitos como separação de misturas e modelos atômicos, presentes no cotidiano dos alunos, tornaram-se mais acessíveis e interessantes, fortalecendo também a confiança dos professores. A metodologia destacou-se por despertar a curiosidade dos alunos, apesar dos desafios de adaptação. O estudo sugere que, com ajustes, essa prática pode ser eficaz, especialmente em contextos onde a educação deve ser contextualizada à realidade dos estudantes, como em comunidades indígenas. A pesquisa reforça a importância de diversificar abordagens pedagógicas para tornar a química mais próxima e compreensível, promovendo um aprendizado significativo.
Abstract: The present work aims to use natural elements present in the indigenous community of Umariaçú II as a didactic resource to enhance the teaching of chemistry in a local public school. It aims to analyze the importance of using the natural elements present in the community as a teaching resource to facilitate teaching and learning for teachers and students of the Ticuna ethnic group in the chemistry discipline. The research explored the use of natural resources as an innovative methodology in teaching chemistry in the Ticuna indigenous community of Umariaçú II, in Tabatinga-AM. The results showed that this approach facilitates the understanding of chemical concepts, by integrating scientific knowledge with popular knowledge. Concepts such as separation of mixtures and atomic models, present in students' daily lives, became more accessible and interesting, also strengthening teachers' confidence. The methodology stood out for awakening students' curiosity, despite the challenges of adaptation. The study suggests that, with adjustments, this practice can be effective, especially in contexts where education must be contextualized to the students' reality, such as in indigenous communities. The research reinforces the importance of diversifying pedagogical approaches to make chemistry closer and more understandable, promoting meaningful learning.
Keywords: Ensino de química
Recursos naturais
Pratica pedagógica
Educação indígena
Chemistry teaching
Natural resources
Pedagogical practice
Indigenous education
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7703
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ArnaldoAguiar.pdf3,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.