Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7703
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Emprego de elementos naturais presentes na comunidade indígena Umariaçu II como recurso didático potencializador do ensino de química em uma escola pública local |
metadata.dc.creator: | Aguiar, Arnaldo Moises Fermin |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lemos, Radamés Gonçalves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Agmar José de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Alberto Daniel Nascimento |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem por tema, Emprego de elementos naturais presentes na comunidade indígena de Umariaçú II como recurso didático potencializador do ensino de química em uma escola pública local. Tem por objetivo analisar a importância de empregar os elementos naturais presentes na comunidade como recurso didático para facilitar o ensino aprendizado dos professores e alunos da etnia ticuna na disciplina de química. A pesquisa explorou o uso de recursos naturais como metodologia inovadora no ensino de química na comunidade indígena ticuna de Umariaçú II, em Tabatinga-AM. Os resultados mostraram que essa abordagem facilita a compreensão de conceitos químicos, ao integrar o conhecimento científico com o saber popular. Conceitos como separação de misturas e modelos atômicos, presentes no cotidiano dos alunos, tornaram-se mais acessíveis e interessantes, fortalecendo também a confiança dos professores. A metodologia destacou-se por despertar a curiosidade dos alunos, apesar dos desafios de adaptação. O estudo sugere que, com ajustes, essa prática pode ser eficaz, especialmente em contextos onde a educação deve ser contextualizada à realidade dos estudantes, como em comunidades indígenas. A pesquisa reforça a importância de diversificar abordagens pedagógicas para tornar a química mais próxima e compreensível, promovendo um aprendizado significativo. |
Abstract: | The present work aims to use natural elements present in the indigenous community of Umariaçú II as a didactic resource to enhance the teaching of chemistry in a local public school. It aims to analyze the importance of using the natural elements present in the community as a teaching resource to facilitate teaching and learning for teachers and students of the Ticuna ethnic group in the chemistry discipline. The research explored the use of natural resources as an innovative methodology in teaching chemistry in the Ticuna indigenous community of Umariaçú II, in Tabatinga-AM. The results showed that this approach facilitates the understanding of chemical concepts, by integrating scientific knowledge with popular knowledge. Concepts such as separation of mixtures and atomic models, present in students' daily lives, became more accessible and interesting, also strengthening teachers' confidence. The methodology stood out for awakening students' curiosity, despite the challenges of adaptation. The study suggests that, with adjustments, this practice can be effective, especially in contexts where education must be contextualized to the students' reality, such as in indigenous communities. The research reinforces the importance of diversifying pedagogical approaches to make chemistry closer and more understandable, promoting meaningful learning. |
Keywords: | Ensino de química Recursos naturais Pratica pedagógica Educação indígena Chemistry teaching Natural resources Pedagogical practice Indigenous education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7703 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ArnaldoAguiar.pdf | 3,81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.