Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7704
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Gamificação: uso de estratégias de ensino/aprendizagem na educação de pessoas surdas |
metadata.dc.creator: | Brito, Celso Carmelindo de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Leonardo Pessoa da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vale, Janderclei da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | A gamificação na educação de pessoas surdas é uma abordagem inovadora que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos surdos em seu processo de aprendizagem. Ao integrar jogos, desafios e recompensas ao currículo educacional, a gamificação torna o aprendizado mais interativo, divertido e eficaz para esse público. Este estudo visa investigar como a gamificação pode ser eficaz na educação de pessoas surdas, com o intuito de aumentar seu engajamento e facilitar o processo de aprendizagem. Além disso, busca compreender os desafios específicos enfrentados por esses alunos no ambiente escolar e como a gamificação pode contribuir para superá-los, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz. |
Abstract: | Gamification in the education of deaf people is an innovative approach that uses game elements to engage and motivate deaf students in their learning process. By integrating games, challenges and rewards into the educational curriculum, gamification makes learning more interactive, fun and effective for this audience. This study aims to investigate how gamification can be effective in the education of deaf people, with the aim of increasing their engagement and facilitating the learning process. Furthermore, it seeks to understand the specific challenges faced by these students in the school environment and how gamification can help to overcome them, thus promoting a more inclusive and effective education. |
Keywords: | Gamificação Objeto de aprendizagem Aluno surdo Inclusão |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7704 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CelsoBrito.pdf | 223,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.