Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7713
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Cineclubismo e relações públicas: brincando e aprendendo com filmes no Clubinho do Dragão
metadata.dc.creator: Sena, Karlos Miguel Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Lira, Aline Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Allan Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Célia Maria da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de cineclube infantil destinado para estudantes de escolas públicas da rede de ensino básico de Manaus, geridos pela pasta de educação da prefeitura do município. Considerando todo o histórico do país no que diz respeito ao uso do filme como atividade auxiliar em sala de aula, bem como o impacto significativo que produções do gênero geram nas crianças, ao evocar questões imaginativas inerentes à construção de um imaginário acerca dos temas trabalhados pelos filmes é possível ter êxito em se trabalhar com peças audiovisuais nas escolas em prol do desenvolvimento crítico e cognitivo nessa fase da vida. É possível, também, observar a escassez de atividades do gênero promovidas ou patrocinadas direta ou indiretamente pela Secretaria Municipal de Educação. A proposta inicial foi avaliada pelo método de pesquisa grupo focal, com participantes envolvidos, de alguma forma, com o cineclubismo amazonense. A partir das considerações dos participantes do Grupo Focal, foram realizadas alterações na proposta apresentada, incluindo nome do cineclube, público a que se destina e mudanças cruciais na identidade visual do projeto, como forma de elaborar um escopo mais robusto referente ao que se pode proporcionar de atividade socioeducativa para o público infantil.
Abstract: This work presents a proposal for a children's film club aimed at students from public schools in the basic education network in Manaus, managed by the education department of the city council. Considering the country's entire history with regard to the use of film as an auxiliary activity in the classroom, as well as the significant impact that productions of this genre generate on children; by evoking imaginative issues inherent to the construction of an imaginary about the themes worked on by films, it is possible to be successful in working with audiovisual pieces in schools in favor of critical and cognitive development at this stage of life. It is also possible to observe the scarcity of activities of this kind promoted or sponsored directly or indirectly by the Municipal Department of Education. The initial proposal was evaluated using the focus group research method, with participants involved, in some way, with the Amazonian film society. Based on the considerations of the Focus Group participants, changes were made to the proposal presented, including the name of the film club, the target audience and crucial changes to the project's visual identity, as a way of developing a more robust scope regarding what can be provided. socio-educational activity for children.
Keywords: Cineclube
Educação
Grupo focal
Educomunicação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
Citation: SENA, Karlos Miguel Gomes. Cineclubismo e relações públicas: brincando e aprendendo com filmes no Clubinho do Dragão. 2024. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7713
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KarlosSena.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.