Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7714
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Educação ambiental e EJA: discutindo conceitos científicos a partir da poluição dos rios numa perspectiva interdisciplinar
metadata.dc.creator: Silva, Cleiziane Cruz da
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Jean Michel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Alex Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Anjos, Paulo Assunção Silva dos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as aprendizagens de conceitos científicos por meio de uma abordagem interdisciplinar, centrada na temática da poluição dos rios. Participaram do estudo 27 alunos da EJA de uma escola pública de Itacoatiara-AM, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário e fichas de atividade. A abordagem interdisciplinar foi essencial, combinando elementos de Química e Biologia para facilitar o entendimento das interações entre diferentes disciplinas. Em termos de resultados, os alunos demonstraram uma compreensão inicial das fontes de poluição e seus impactos, mas apresentaram dificuldades em explicar conceitos mais complexos como densidade e a relação entre massa e volume. Através do experimento, foi possível observar um progresso na aprendizagem, com os alunos conseguindo identificar e descrever os materiais utilizados e os fenômenos observados. Essa proposta pedagógica mostrou-se eficaz na promoção de uma aprendizagem, incentivando os alunos a refletirem sobre os desafios ambientais do meio em que vivem. A abordagem interdisciplinar e a contextualização dos conteúdos são essenciais para uma educação ambiental eficiente, capaz de formar cidadãos críticos e responsáveis.
Abstract: The present study aimed to analyze the learning of scientific concepts through an interdisciplinary approach, centered on the theme of river pollution. Twenty-seven EJA students from a public school in Itacoatiara-AM participated in the study, using a questionnaire and activity sheets as data collection instruments. The interdisciplinary approach was essential, combining elements of Chemistry and Biology to facilitate the understanding of the interactions between different disciplines. In terms of results, the students demonstrated an initial understanding of the sources of pollution and their impacts, but had difficulty explaining more complex concepts such as density and the relationship between mass and volume. Through the experiment, it was possible to observe progress in learning, with the students being able to identify and describe the materials used and the phenomena observed. This pedagogical proposal proved to be effective in promoting meaningful learning, encouraging students to reflect on the environmental challenges of the environment in which they live and to develop practical solutions to reduce the impacts of pollution. The interdisciplinary approach and the contextualization of content are essential for efficient environmental education, capable of forming critical and responsible citizens.
Keywords: Educação ambiental
Poluição
Interdisciplinaridade
Conceitos científicos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7714
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CleizianeSilva.pdf457,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.