Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7715
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação em Urucará: vivências, aprendizagens reflexivas no contexto escolar |
metadata.dc.creator: | Souza, Maria Aldenira Rolim de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Gleycia Leticia Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fernanda Priscila Alves da |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo relatar minha trajetória de vida escolar, acadêmica e profissional na docência durante o curso de Pedagogia pelo PARFOR/ UFAM em Urucará. Mostrando a relevância e os impactos dos estágios realizados nas áreas de Educação Infantil, Anos iniciais e Gestão Educacional ao longo da trajetória de formação como pedagoga. Inicialmente, compartilho as experiências enriquecedoras vivenciadas durante o estágio em Educação infantil, onde pude observar e atuar junto às crianças em seus processos de aprendizagem e desenvolvimento. Descrevo as estratégias pedagógicas utilizadas, os desafios enfrentados e as reflexões geradas a partir dessa experiência, evidenciando a importância da sensibilidade, criatividade e afetividade no trabalho com as crianças. Na sequência, abordo o estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, destacando a transição para um novo contexto educacional e as adaptações necessárias para entender às demandas específicas dessa etapa escolar. A seguir comento sobre a elaboração de planos de aula, a interação com os alunos, a relação com a comunidade escolar e as aprendizagens adquiridas nesse período, ressaltando a importância do planejamento, da didática e da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, relato minha experiência no estágio em Gestão Educacional, onde pude conhecer de perto as práticas administrativas e pedagógicas que envolvem a gestão de uma instituição de ensino. Neste tópico, discuto sobre a organização escolar, o trabalho em equipe, a resolução de conflitos e os desafios enfrentados pelos gestores educacionais, enfatizando a importância da liderança democrática, da comunicação eficaz e da visão estratégica na promoção de uma educação de qualidade. Ao interagir essas experiências de estágios em diferentes áreas da Educação como: Educação Infantil, Anos iniciais e Gestão no meu trabalho final de curso, busco evidenciar o meu crescimento profissional, às habilidades desenvolvidas e as aprendizagens significativas que contribuíram para minha formação como pedagoga comprometida com uma educação inclusiva, democrática e transformadora. |
Abstract: | This course conclusion work aims to report my school, academic and professional life in trajectory in teaching during the Pedagogy course at PARFOR/ UFAM in Urucará. Showing the relevance and impacts of Early Years and Educational Management throughout the trajectory and the of Elementary Education and School Management. Subsequently, I highlight the relevance and impact of the internships carried out in the areas of Early Childhood Education, Early Years and Educational Management throughout the trajectory of training as a pedagogue. Initially, I share the enriching experiences lived during the internship in Early Childhood Education, where I was able to observe and work with the children in their learning and development processes. I describe the pedagogical strategies used. the challenges faced and the reflections generated from this experience, highlighting the importance of sensitivity, creativity and affection in working with children Next, I address the internship in the Early Years of Elementary School, highlighting the transition to a new educational context and the necessary adaptations to understand the specific demands of this school stage. I comment on the elaboration of lesson plans, the interaction with the students, the relationship with the school community and the learning acquired during this period, emphasizing the importance of planning, didactics and evaluation in the teaching learning process. Finally, I report my experience in the internship in Educational Management, where I was able to get to know closely the administrative and pedagogical practices that involve the management of an educational institution. I discuss school organization, teamwork, conflict resolution and the challenges faced by educational managers. emphasizing the importance of democratic leadership, effective communication, and strategic vision in promoting quality education. By interacting these experiences of internships in different areas of Education such as: Early Childhood Education, Early Years and Management - in my final course work, I seek to highlight my professional growth, the skills developed and the significant learnings that contributed to my training as a pedagogue committed to an inclusive education. |
Keywords: | Educação Urucará Aprendizagem Desafios |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Urucará/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7715 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MariaAldeniraSouza.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.