Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7718
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Envolvimento em jogos de azar entre os alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Manaus: a relevância da educação financeira para evitar decisões equivocadas
metadata.dc.creator: Laves, Jéssica Mirian Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Paulo Roberto Pires de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Alexandre Pirangy de
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Adriano da Silva
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a tomada de decisão e o envolvimento em jogos de azar entre estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de Manaus. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa e, conforme seus objetivos, foi classificada como exploratória e descritiva. Em termos de procedimentos técnicos, a investigação foi delineada como um levantamento, utilizando uma amostra probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico elaborado na plataforma Google Forms. Os resultados indicaram que aproximadamente 61,7% dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de Manaus se envolveram com jogos de azar. Esses resultados evidenciam a necessidade urgente de integrar a educação financeira ao currículo escolar com o objetivo de auxiliar os alunos na tomada de decisões que influenciam suas finanças pessoais.
Abstract: The objective of this study was to analyze decision-making and involvement in gambling among third-year high school students from public schools in Manaus. The search adopted a qualitative-quantitative approach and, according to its objectives, was classified as exploratory and descriptive. In terms of technical procedures, the investigation was outlined as a survey, using a probabilistic sample. Data collection was carried out through an electronic questionnaire prepared on the Google Forms platform. The results indicated that approximately 61.7% of third-year high school students from high schools public institutions in Manaus were involved in gambling. These results demonstrate the urgent need to integrate financial education into the school curriculum with the aim of assist students in making decisions that influence their personal finances.
Keywords: Educação financeira
Tomada de decisão
Jogos de azar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
Citation: LAVES, Jéssica Mirian Sampaio. Envolvimento em jogos de azar entre os alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Manaus: a relevância da educação financeira para evitar decisões equivocadas. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7718
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JéssicaLaves.pdf621,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.