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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A importância da residência pedagógica para a formação inicial de estudantes de língua espanhola do curso de Letras do Instituto de Natureza e Cultura
metadata.dc.creator: Mauricio, Jaíne Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Yong, Lesly Diana Pimentel
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cristiane Alves da
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Antônia Marinês Goes
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico aborda a importância do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação dos acadêmicos de Língua Espanhola do curso de Letras do Instituto de Natureza e Cultura (INC), considerando que se trata de um programa que faz parte das políticas de formação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que permite aos licenciandos uma atuação maior em sala de aula. Tem como objetivo geral investigar como o Programa Residência Pedagógica contribui na formação dos residentes de Língua Espanhola do curso de Letras do INC. O interesse de investigar a temática surgiu da curiosidade de saber quais práticas e contribuições o Programa Residência Pedagógica oferece aos licenciandos que estão na metade do curso. Para a realização deste estudo, foi feita a pesquisa bibliográfica, que se valeu dos embasamentos teóricos de Freire (2018), Nóvoa (2022), Pimenta (2002), Tardif (2020) e outros. Depois foi feita a pesquisa de campo com os residentes do programa dos anos de 2022 a 2024, conforme o edital n. 82, de 26 de abril de 2022. Para coleta de dados, utilizou-se o questionário com os residentes de Língua Espanhola e trabalhouse o método qualitativo. Os resultados convergem para as vivências e colaborações na futura formação profissional, demonstrando que o PRP oportuniza experiências que permitem o contato direto com a realidade docente dos futuros licenciandos em Língua Espanhola. Nesse sentido, o programa contribui para a construção da identidade docente, promovendo o aprimoramento, a relação entre teoria e prática, o conhecimento compartilhado com o preceptor, o aperfeiçoamento da proficiência em Língua Espanhola e as diversas práticas desenvolvidas durante o programa que auxiliarão aos residentes na sua futura atuação.
Abstract: Este trabajo monográfico aborda la importancia del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) en la formación de los estudiantes de español del curso de Letras del Instituto de Naturaleza y Cultura (INC), considerando que es un programa que forma parte de las políticas de formación de la Coordinación para el Mejoramiento del Personal de Educación Superior (Capes) y que permite a los estudiantes de licenciatura trabajar más en el aula. El objetivo general de este estudio es investigar cómo el Programa de Residencia Pedagógica contribuye a la formación de los residentes de español del curso de Letras del INC. El interés por investigar el tema surgió de la curiosidad por conocer qué prácticas y aportes ofrece el Programa de Residencia Pedagógica a los estudiantes de licenciatura que se encuentran a mitad del curso. Para llevar a cabo este estudio, se realizó una investigación bibliográfica, recurriendo a los fundamentos teóricos de Freire (2018), Nóvoa (2022), Pimenta (2002), Tardif (2020) y otros. Después se llevó a cabo una investigación de campo con los residentes del programa de los años 2022 a 2024, de acuerdo con la convocatoria nº 82 de 26 de abril de 2022. Se utilizó un cuestionario para recoger datos de los residentes de lengua española y se utilizó el método cualitativo. Los resultados convergen en experiencias y colaboraciones en la futura formación profesional, demostrando que el PRP proporciona experiencias que permiten el contacto directo con la realidad docente de los futuros licenciados en Lengua Española. En este sentido, el programa contribuye a la construcción de la identidad docente, promoviendo el perfeccionamiento, la relación entre teoría y práctica, el conocimiento compartido con el preceptor, la mejora del dominio del español y las diversas prácticas desarrolladas durante el programa que ayudarán a los residentes en su futuro trabajo.
Keywords: Residência Pedagógica
Formação profissional
Língua Espanhola
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7720
metadata.dc.subject.controlado: .
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