Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7722
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Memórias de superação: narrativa de si e trajetória formativa em Pedagogia |
metadata.dc.creator: | Santos, Maria Silvana Silva dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Fernanda Priscila Alves da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Gleycia Letícia Rodrigues dos |
metadata.dc.description.resumo: | Apresento neste memorial uma descrição dos fatos mais relevantes da minha jornada pessoal e acadêmica. Assim, procurei registrar fatos e acontecimentos relevantes da minha trajetória de vida, desde a infância até a vida acadêmica com o objetivo de fazer uma recordação genuína da minha memória, resgatando o meu passado, sobretudo minha infância, com experiências e reflexões de grande importância para o dia de hoje. Vejo que é de suma importância lidar com pessoas que passam o que passei quando criança. Muitos foram os obstáculos superados em minha trajetória escolar: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Nível Superior. Entendo que, como ser humano e cidadã, é necessário passar por várias etapas de desenvolvimento pessoal, social e intelectual, considerando que os desafios da infância contribuem para as etapas seguintes da vida adulta. Posso dizer que este Memorial Acadêmico apresenta fatos impactantes não apenas da minha formação escolar, mas também da minha trajetória familiar e pessoal. Hoje o apresento com enorme satisfação, pois cheguei ao final desta tão sonhada formação que já contribuiu e contribuirá muito mais para minha carreira docente, sendo a realização de um sonho obter a formação superior. Durante o percurso de formação, fui construindo conhecimentos e adquirindo grandes aprendizagens por meio da assimilação das teorias e práticas do Curso de Licenciatura em Pedagogia. |
Abstract: | In this memorial I present a description of the most relevant facts of my personal and academic journey. Thus, I tried to record relevant facts and events from my life path, from childhood to academic life with the aim of making a genuine memory of my memory, rescuing my past, especially my childhood, with experiences and reflections of great importance for me. today's day. I see that it is extremely important to deal with people who go through what I went through as a child. There were many obstacles overcome in my school career: Elementary School, High School and Higher Education. I understand that as a human being and citizen it is necessary to go through several stages of personal, social and intellectual development, considering that the challenges of childhood contribute to the following stages of adult life. I can say that this Descriptive Memorial reveals impactful facts not only about my educational background, but also about my family and personal trajectory. Today I present it with enormous satisfaction, as I have reached the end of this long-awaited training that has already contributed and will contribute much more to my teaching career, being the realization of a dream to obtain higher education. During my training, I built knowledge and acquired great learning through the assimilation of the theories and practices of the Degree in Pedagogy. |
Keywords: | Pedagogia Memória Superação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Urucará/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7722 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MariaSilvanaSantos | 743,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.