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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Língua portuguesa como L2: dificuldades no ensino da leitura em escola indígena Ticuna na comunidade de Umariaçu II em Tabatinga-AM
metadata.dc.creator: Alexandre, Raimundo Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Jorge Luís de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Guerreiro, Solano da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Peres, Marilene Aicate
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa aborda o ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos indígenas da Escola Municipal Indígena João Ayres da Cruz na comunidade de Umariaçú II em município de Tabatinga-Amazonas, com foco principal nas metodologias de leitura que promovem a participação dos alunos. O ensino da Língua Portuguesa não deve substituir a língua materna indígena, mas sim complementar, promovendo o bilinguismo, ou seja, o domínio de dois idiomas. Conhecendo o português, os alunos indígenas podem promover e divulgar suas culturas de forma mais ampla, utilizando a língua para escrever sobre suas tradições, histórias e conhecimentos. A Constituição Brasileira garante o direito à educação a todos os cidadãos, e o ensino de Português como L2 para alunos indígenas é uma maneira de assegurar que esse direito seja plenamente realizado. O ensino da Língua Portuguesa para alunos indígenas é uma ferramenta poderosa para promover inclusão, respeito à igualdade de direitos e desenvolvimento integral. O objetivo geral da pesquisa é Identificar as principais dificuldades de leitura de alunos indígenas em Língua Portuguesa como L2 no Ensino Fundamental II. Objetivos específivos da pesquisa são escrever a situação sociolinguística dos alunos indígenas matriculados na escola municipal indígena João Ayres da Cruz no ensino fundamental e analisar as práticas pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura em língua portuguesa como L2. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, incluindo observação, questionários e entrevistas com professores e liderança da comunidade. Entre as principais descobertas, identificou-se que os alunos demonstram dificuldades específicas relacionadas à timidez e à falta de familiaridade com a língua portuguesa, apesar de serem participativos em suas línguas nativas. Práticas como a leitura em grupo e a dramatização mostraram-se eficazes para aumentar a confiança e o engajamento dos alunos. A integração de diferentes gêneros textuais, como lendas e fábulas, história da comunidade, etc, facilitou a conexão dos alunos com os conteúdos e promoveu uma aprendizagem mais significativa. Conclui-se que é necessário um suporte contínuo e adaptado às necessidades dos alunos indígenas para superar os desafios na leitura em Língua Portuguesa.
Abstract: Esta investigación aborda la enseñanza del portugués como L2 para estudiantes indígenas de la Escola Municipal Indígena João Ayres da Cruz de la comunidad de Umariaçú II en el municipio de Tabatinga-Amazonas, con un enfoque principal en metodologías lectoras que promuevan la participación de los estudiantes. La enseñanza de la lengua portuguesa no debe sustituir la lengua materna indígena, sino complementarla, promoviendo el bilingüismo, es decir, el dominio de dos lenguas. Al saber portugués, los estudiantes indígenas pueden promover y difundir más ampliamente sus culturas, utilizando el idioma para escribir sobre sus tradiciones, historias y conocimientos. La Constitución brasileña garantiza el derecho a la educación para todos los ciudadanos, y enseñar portugués como L2 a estudiantes indígenas es una forma de garantizar que este derecho se realice plenamente. La enseñanza de la lengua portuguesa a estudiantes indígenas es una poderosa herramienta para promover la inclusión, el respeto a la igualdad de derechos y el desarrollo integral. El objetivo general de la investigación es identificar las principales dificultades lectoras de estudiantes indígenas en portugués como L2 de la Escuela Primaria II. Los objetivos específicos de la investigación son describir la situación sociolingüística de los estudiantes indígenas matriculados en la escuela municipal indígena João Ayres da Cruz en la escuela primaria y analizar las prácticas pedagógicas relacionadas con el desarrollo de habilidades lectoras en portugués como L2. La investigación utilizó un enfoque cualitativo, que incluyó observación, cuestionarios y entrevistas con maestros y líderes comunitarios. Entre los principales hallazgos, se identificó que los estudiantes demuestran dificultades específicas relacionadas con la timidez y la falta de familiaridad con la lengua portuguesa, a pesar de ser participativos en sus lenguas nativas. Prácticas como la lectura en grupo y la dramatización han demostrado ser eficaces para aumentar la confianza y el compromiso de los estudiantes. La integración de diferentes géneros textuales, como leyendas y fábulas, historia comunitaria, etc., facilitó que los estudiantes se conectaran con el contenido y promovió un aprendizaje más significativo. Se concluye que es necesario un apoyo continuo adaptado a las necesidades de los estudiantes indígenas para superar los desafíos en la lectura en portugués.
Keywords: Ensino de língua portuguesa
Ensino de leitura
Dificuldade de leitura
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Citation: ALEXANDRE, Raimundo Ramos. Língua Portuguesa como L2: dificuldades no ensino da leitura em escola indígena Ticuna na comunidade de Umariaçú-II em Tabatinga-AM. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7725
metadata.dc.subject.controlado: .
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