Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7727
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Trajetória escolar e profissional: desafios e superações na educação em Urucará
metadata.dc.creator: Felipe, Kellyane da Gama
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Elimara Lima dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Gleycia Letícia Rodrigues dos
metadata.dc.description.resumo: Trajetória Escolar e Profissional; Desafios e Superações na Educação em Urucará. Este trabalho aborda as experiências de adaptação escolar e como essas fases influenciam em nosso desenvolvimento pessoal e acadêmico. Minha trajetória escolar e formação têm sido uma jornada de autoconhecimento e crescimento contínuo. Desde os primeiros anos de estudo, cada fase foi marcada por desafios e aprendizados que moldaram não apenas minhas habilidades acadêmicas, mas também meu caráter e visão de mundo. Durante o ensino fundamental, aprendi o valor da curiosidade e da busca pelo conhecimento. No ensino médio, enfrentei dilemas e responsabilidades que me ensinaram a importância da resiliência e da determinação. Na universidade, cursando pedagogia, aprofundei meu entendimento sobre as complexidades do sistema educacional e a necessidade urgente de inovação e compromisso ético na prática docente. Essas experiências foram fundamentais para consolidar meu sentimento de aptidão e responsabilidade para ser uma agente de mudança. O objetivo é relatar as etapas da educação, desde a infância até a vida profissional, destacando os desafios enfrentados e as estratégias de superação adotadas. Os resultados indicam que a capacidade de adaptação é crucial para o sucesso acadêmico e profissional, destacando a importância de um suporte adequado durante as transições educacionais. Conclui-se que a resiliência e o apoio contínuo são fundamentais para superar obstáculos e alcançar o desenvolvimento integral. Este trabalho foi elaborado de acordo com minhas reflexões sobre minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional.
Abstract: Educational and Professional Trajectory; Challenges and Overcoming in Education in Urucará. This work addresses the experiences of school adaptation and how these phases influence our personal and academic development. My school career and training have been a journey of self-knowledge and continuous growth. Since the first years of study, each phase has been marked by challenges and learning that shaped not only my academic skills, but also my character and worldview. During elementary school, I learned the value of curiosity and the pursuit of knowledge. In high school, I faced dilemmas and responsibilities that taught me the importance of resilience and determination. At university, studying pedagogy, I deepened my understanding of the complexities of the educational system and the urgent need for innovation and ethical commitment in teaching practice. These experiences were fundamental in consolidating my feeling of aptitude and responsibility to be an agent of change. The objective is to report the stages of education, from childhood to professional life, highlighting the challenges faced and the strategies adopted to overcome them. The results indicate that the ability to adapt is crucial for academic and professional success, highlighting the importance of adequate support during educational transitions. It is concluded that resilience and continuous support are fundamental to overcoming obstacles and achieving integral development. This work was prepared according to my reflections on my personal, academic and professional trajectory.
Keywords: Trajetória escolar
Desafio profissional
Educação em Urucará
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Urucará/AM
Citation: FELIPE, Kellyane da Gama. Trajetória escolar e profissional : desafios e superações na educação em Urucará. 2024. 29 f. TCC de Graduação (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Urucará (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7727
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KellyaneFelipe872,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.