Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7728
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A formação leitora da criança amazônida: um estudo da prática de leitura na educação infantil em uma escola no município de Tabatinga |
metadata.dc.creator: | Lima, Jeillyanne Figueiredo de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bráulio, Oderlene Bindá |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Maria Simone Ribeiro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luzanira Hilário da |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa, intitulada “A formação leitora da criança amazônida: um estudo da prática de leitura na Educação Infantil em uma escola no município de Tabatinga-AM” tem como objetivo geral Analisar as práticas de leitura na educação infantil como possibilidade de o desenvolvimento da formação leitora da criança na pré-escola. Analisando como educadores que participam deste processo. Inicialmente pode-se considerar, levando em consideração a pesquisa bibliografia, e os professores são parceiras nesse processo de formação de leitores, entretanto necessitam estar efetivamente envolvidas com a educação para que possam contribuir de maneira significativa para a formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter científico, que objetiva apresentar descrições, reflexões e análises, visando compreender a importância da leitura na pré escola, visando no processo de ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. As reflexões são baseadas nos estudos Kramer (1996, p.18), Mota (2016, p.37), Coelho (2000, p. 30) dentre outros que tratam sobre o objeto da pesquisa. Também se fundamenta nas leis que amparam a educação infantil Base Nacional Comum Curricular (2017), RCA, RCNEI, BNCC, PNE Na pesquisa empregou-se entrevistas e observações durante o estágio para a coleta de dados, buscando informações necessárias para alcançar respostas fundamentais com os sujeitos da pesquisa da educação infantil, favorecendo o alcance do objetivo do estudo e o contato com a realidade para melhor compreensão das práticas de leitura e como forma de avanço no processo de ensino aprendizagem da criança em sala de aula. Os resultados abordam que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do aprendizado da criança, pois é uma forma de promover a aprendizagem por meio de experiências prazerosas, interativas e significativas, utilizando os contos infantis, como ferramentas pedagógicas. Palavras-chaves: Educação infantil; Criança amazônida; Formação do leitor; Práticas de leitura |
Abstract: | The present research, entitled “The reading formation of Amazonian children: a study of reading practice in Early Childhood Education in a school in the city of Tabatinga-AM” has the general objective of analyzing reading practices in early childhood education as a possibility for the development of children's reading training in preschool. Analyzing how educators participate in this process. Initially, it can be considered, taking into account bibliographical research, and teachers are partners in this process of training readers, however they need to be effectively involved with education so that they can contribute significantly to the training of readers. This is qualitative research, of a scientific nature, which aims to present descriptions, reflections and analyses, aiming to understand the importance of reading in preschool, aiming at the teaching and learning process of children in Early Childhood Education. The reflections are based on the studies Kramer (1996, p.18), Mota (2016, p.37), Coelho (2000, p. 30) among others that deal with the object of the research. It is also based on the laws that support early childhood education National Common Curricular Base (2017), RCA, RCNEI, BNCC, PNE In the research, interviews and observations were used during the internship to collect data, seeking information necessary to achieve fundamental answers with the subjects of Erly childhood education research, favoring the achievement of the study objective and contact with reality for a better understanding of reading practices and as a way of advancing the child's teaching-learning process in the classroom. The results show that reading is fundamental for the development of children's learning, as it is a way of promoting learning through pleasurable, interactive and meaningful experiences, using children's stories as pedagogical tools. Keywords: Early childhood education; Amazonian child; Reader training; Reading practices |
Keywords: | Educação infantil Criança amazônida Formação do leitor Práticas de leitura |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7728 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JeyllianeLima.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.