Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7729
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Memorial de formação: da entrada na escola ao ingressar no magistério em ambiente amazônico |
metadata.dc.creator: | Pinheiro, Jorge Pinto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Fabrício Valentim da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, João Otacílio Libardoni dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Miria Rosa |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho final de conclusão foi construído em forma de Memorial tem como requisito parcial para obtenção do título de licenciado em Pedagogia, este trabalho tem como objetivo resgatar memórias que fazem parte da trajetória pessoal e acadêmica e ao mesmo tempo elucidar assunto pertinente ao exercício da docência, valorizado o uso da escrita autobiográfica como contribuição a pesquisa na formação de professores. Serão abordados neste estudo temas como a inter relação entre o aprendizado e as reflexões sobre a prática docente e desafios da docência. O trabalho está estruturado em introdução que descreve sobre o Memorial Acadêmico, no qual o autor faz uma breve reflexão da sua trajetória escolar, no capitulo 1 – da entrada na escola ao ingresso no Magistério em Ambiente Amazônico, no capitulo 2 – a formação acadêmica em nível superior, no capítulo 3 – reflexões sobre a prática docente e a gestão escolar e no capitulo 4 – as considerações finais. |
Abstract: | The present final work of conclusion was built in the form of a Memories has as a partial requirement to obtain the title of degree in Pedagogy, this work aims to rescue memories that are part of the personal and academic trajectory and at the same time elucidate a subject pertinent to the exercise of teaching, valuing the use of autobiographical writing as a contribution to research in teacher training. This study Will address topics such as the interrelationship between learning and reflections on teaching practice and teaching challenges. The work is structured in an introduction that describes the Academic Memory, in which the author makes a brief reflection of his school trajectory, in chapter 1 – from entry into school to entry into teaching in the Amazon Environment, in chapter 2 – academic training at a higher level, in chapter 3 – reflections on teaching practice and school management and in chapter 4 – final considerations. |
Keywords: | Memorial Amazônia Gestão escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Urucará/AM |
Citation: | PINHEIRO, Jorge Pinto. Memorial de formação: da entrada na escola ao ingressar no magistério em ambiente amazônico. 2024 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Urucará, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7729 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JorgePinheiro.pdf | 245,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.