Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7730
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus
metadata.dc.creator: Ramos, Albérley César de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes Júnior, Jonas da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Aline Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Evangelista, Mateus Pacheco Braga
metadata.dc.description.resumo: A partir de 2014, quando completou 100 anos de existência, a profissão de Relações Públicas pode começar a ser reconhecida como essencial para as organizações de um modo geral e como um caminho interessante para as oportunidades na área do empreendedorismo, mais especificamente na área de eventos. Percebe-se que os profissionais de Relações Públicas estão se empenhando na abertura de seus negócios próprios, como agências de comunicação, de marketing digital, gestão e cerimonial de eventos, consultoria de mídia e comunicação estratégica. De fato, parte-se da hipótese de que as possibilidades de atuação para esse profissional têm sido tão diversificadas que precisam inclusive ser catalogadas para se ter uma real noção e percepção de todo o contexto, em especial na cidade de Manaus. O objetivo principal desta pesquisa é refletir acerca das possibilidades e desafios para a atuação empreendedora em eventos pelo profissional de Relações Públicas em Manaus. Para cumprir este objetivo, utilizou-se neste trabalho de uma análise qualitativa dos dados, que foram obtidos por meio do instrumento da entrevista estruturada, aplicada a três profissionais de Relações Públicas que decidiram por criar e gerir o próprio negócio na área de eventos na cidade de Manaus. Os resultados mostram que existe a vontade de divulgar o nome do Amazonas para o resto do país, além do desejo de satisfazer as necessidades dos clientes. No entanto, ainda faltam incentivos para o incremento do setor, bem como para o aperfeiçoamento dos profissionais da área. Também é possível entender que a área de eventos vem crescendo e trazendo o auxílio as novas tecnologias, além do surgimento de eventos menores e mais seletos.
Abstract: Since 2014, when completed 100 years of existence, the Public Relations profession can begin to be recognized as essential for organizations in general and as an interesting path for opportunities in the entrepreneurship area, more specifically in the events area. It is clear that Public Relations professionals are striving to open their own businesses, such as communication agencies, digital marketing, event management and ceremonies, media consulting and strategic communication. In fact, it is based on the hypothesis that the possibilities of action for this professional have been so diversified that they even need to be cataloged to have a real notion and perception of the entire context, especially in the city of Manaus. The main objective of this research is to reflect and ponder about the possibilities and challenges for entrepreneurial performance in events by the Public Relations professional in Manaus. To achieve this objective, this work used a qualitative analysis of the data, which were obtained through the structured interview instrument, applied to three Public Relations professionals who decided to create and manage their own business in the events area in Manaus city. The results show that there is a desire to promote Amazonas' name to the rest of the world, in addition to the desire to satisfy customer needs. However, there is still a lack of incentives for the expansion of the sector, as well as for the improvement of professionals in the area. It is also possible to understand that the events area has been growing and bringing help from new technologies, in addition to the emergence of smaller and more select events.
Keywords: Empreendedorismo
Eventos
Relações públicas
Entrepreneurship
Events
Public relations
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
Citation: RAMOS, Albérley César de Souza. Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus. 2024. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7730
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AlbérleyRamos.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.