Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7731
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Mapa semântico na alfabetização e letramento: reflexões sobre o uso do recurso pedagógico no ensino e aprendizagem de surdos em Manaus/AM |
metadata.dc.creator: | Rentes, Mircéa de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Stoller, Fabio Tadeu Cabral |
metadata.dc.contributor.referee1: | Scantbelruy, Iranvith Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho investiga a utilização de mapas conceituais e semânticos como recursos didáticos no ensino de alunos surdos, com base em uma abordagem bilíngue. A pesquisa surgiu a partir das experiências na disciplina "Materiais Didáticos-Pedagógicos para o Ensino de Libras como L1" e no projeto PACE II: Habilidades bilíngues para alunos surdos: Método Letrônico, ambos vinculados ao curso de Letras Libras na UFAM. Os objetivos específicos incluem: investigar se e como os professores utilizam esses mapas em suas aulas, verificar a aplicação dessas ferramentas no processo de alfabetização e letramento dos estudantes surdos, e comparar a adequação das metodologias empregadas. A metodologia utilizada foi qualitativa, envolvendo entrevistas com professores de escolas públicas de Manaus e de educação bilíngue para análise e compreensão do uso de mapas conceituais e semânticos em sala de aula. Os resultados indicam que, embora reconheçam o valor dos mapas conceituais e semânticos, a sua efetiva implementação depende da adequação dos materiais de acordo com a necessidade dos alunos. A adaptação dessas ferramentas para os alunos surdos mostrou-se eficaz no desenvolvimento da compreensão leitora e escrita.Conclui-se que os mapas conceituais e semânticos são ferramentas promissoras para o ensino bilíngue de alunos surdos, desde que utilizadas com flexibilidade e suporte adequado. Recomenda-se a continuidade da formação dos professores e a pesquisa sobre novas estratégias de integração desses recursos no currículo. |
Abstract: | This paper investigates the use of conceptual and semantic maps as teaching resources for deaf students, based on a bilingual approach. The research emerged from the experiences in the course "Didactic-Pedagogical Materials for Teaching Libras as L1" and in the PACE II project: Bilingual Skills for Deaf Students: Letrônico Method, both linked to the Libras Language course at UFAM. The specific objectives include: investigating whether and how teachers use these maps in their classes, verifying the application of these tools in the literacy and literacy process of deaf students, and comparing the adequacy of the methodologies employed. The methodology used was qualitative, involving interviews with teachers from public schools in Manaus and bilingual education to analyze and understand the use of conceptual and semantic maps in the classroom. The results indicate that, although they recognize the value of conceptual and semantic maps, their effective implementation depends on the adequacy of the materials according to the needs of the students. Adapting these tools for deaf students has proven effective in developing reading and writing comprehension. It is concluded that conceptual and semantic maps are promising tools for bilingual teaching of deaf students, as long as they are used flexibly and with adequate support. It is recommended that teachers continue to be trained and that new strategies for integrating these resources into the curriculum be researched. |
Keywords: | Mapas conceituais Mapas semânticos Alfabetização e letramento de surdos Libras Conceptual maps Semantic maps Literacy and literacy for the deaf Libras |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7731 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MircéaRentes.pdf | 608,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.