Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7732
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Memorial acadêmico: facetas da educação: memórias de aprendizagem escolar e relato de experiência no ensino superior
metadata.dc.creator: Oliveira, Erica Matos
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Vanessa
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Elizandra Rego
metadata.dc.description.resumo: Este memorial acadêmico possui como amplo objetivo apresentar trajetórias escolares e experiências construídas durante a formação na graduação. Com o título “Facetas da Educação: memórias de aprendizagem escolar e relato de experiência no ensino superior”, apresento um conjunto de reflexões evidenciando processos de aprendizagem em torno da práxis circunscrita aos diferentes momentos que constituem o curso de Pedagogia. Incluindo o estágio supervisionado para a formação profissional, bem como as atividades voltadas ao exercício da docência. Desse modo, pretende-se neste trabalho final de curso, apresentado em formato de memorial acadêmico, buscar compreender a partir de análises do campo de conhecimento educacional como as práticas pedagógicas podem contribuir para esse processo formativo. Por fim, ao relatar essas memórias de escolarização durante a minha infância e juventude, e mais recentemente as experiências no ensino superior, trago também questões sociais pertinentes ao cenário educacional da cidade de Urucará/Amazonas, do qual tenho participado como professora em formação, ressaltando nessas memórias e experiências dimensões da história da Escola Municipal Reunidos Tio Pedro.
Abstract: This academic memorial has the broad objective of presenting school trajectories and experiences built during undergraduate training. With the title “Facets of Education: memories of school learning and report of experience in higher education”, I present a set of reflections highlighting learning processes around the praxis circumscribed to the different moments that constitute the Pedagogy course. Including supervised internship for professional training, as well as activities aimed at teaching. Therefore, the aim of this final course work, presented in the format of an academic memorial, is to seek to understand, based on analyzes of the field of educational knowledge, how pedagogical practices can contribute to this training process. Finally, when reporting these memories of schooling during my childhood and youth, and more recently the experiences in higher education, I also bring up social issues pertinent to the educational scenario in the city of Urucará/Amazonas, in which I have participated as a teacher in training, highlighting in these memories and experiences dimensions of the history of the Reunidos Tio Pedro Municipal School.
Keywords: Memórias
Experiências
Educação
Estágio supervisionado
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Urucará/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7732
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EricaOliveira.pdf2,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.