Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7734
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Narrativas da história de vida e das vivências nos estágios supervisionados no curso de licenciatura de Pedagogia em duas escolas públicas do município de Juruá-AM
metadata.dc.creator: Moreira, Rayssa de Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rafael Bel Prestes da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Laura Almeida
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma narrativa de vida e as experiências dos estágios supervisionados do curso de Pedagogia, nas áreas de gestão da educação, educação infantil e Anos iniciais do Ensino fundamental, em duas escolas públicas do município de Juruá (Amazonas, Brasil), sendo elas Escola Municipal Pró-infância Raimundo Cassimiro Damasceno e Escola Municipal Dalila Litaiiff. Assim como refletir sobre o alinhamento e convergências da teoria e prática na formação docente, tendo como foco o memorial e as experiências dos estágios supervisionados do curso de pedagogia em duas escolas públicas de Juruá-AM. Acompanhar o gestor em sua rotina escolar e anotar as suas tomadas de decisões frente aos desafios da instituição. Observar de forma reflexiva as práticas e metodologias aplicadas por docentes da Educação Infantil e como se dá a rotina das turmas. Descrever como foi aplicada metodologias diferenciais em Língua Portuguesa em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, método lúdico na educação infantil e projetos de intervenção escolar e por fim, examinar e salientar como as vivências práticas dos estágios supervisionados contribuíram para o desenvolvimento de competências pedagógicas e de gestão enquanto estagiária, destacando ainda a aplicação dos conhecimentos teóricos e quais os impactos dessas vivências para a formação profissional. São abordados fundamentos teóricos sobre a importância desses estágios para a formação profissional e quanto são imprescindíveis para o desenvolvimento de um docente reflexivo, crítico e criativo para o aprimoramento de uma educação eficaz e de qualidade. Serão também descritas as vivências de cada estágio e como eles se sucederam nas escolas citadas acima. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi pautada em observações e registros do ambiente escolar, tanto estrutural físico, pedagógico e administrativo, como também métodos de ensino e materiais utilizados para a implementação dos mesmos. De todas as experiências vivenciadas foi confirmada a importância do alinhamento entre teoria e prática para que fato se entenda a realidade e o porquê que a educação Básica enfrenta tantos desafios, principalmente, nas localidades ribeirinhas do Amazonas. Com os aprendizados obtidos dos estágios supervisionados é possível ter uma formação que favoreça ao futuro docente aprimorar seu pensamento reflexivo e crítico, sua atuação como educador e formador, sua prática, suas metodologias de ensino, criatividade e a capacidade de inovação frente as dinâmicas, situações, desafios da realidade escolar.
Abstract: This course conclusion work aims to present a life narrative and the experiences of the supervised internships of the Pedagogy course, in the areas of education management, early childhood education and Early Years of Elementary Education, in two public schools in the municipal of Juruá (Amazonas, Brazil). They being, Escola Municipal Pró-infância Raimundo Cassimiro Damasceno e Escola Municipal Dalila Litaiiff. As well as reflecting on the alignment and convergence of theory and practice in teacher training, focusing on the memorial and experiences of supervised internships in the pedagogy course in two public schools in Juruá-AM. Accompany the manager in his school routine and write down his decision-making in the face of the institution's challenges. Reflectively observe the practices and methodologies applied by Early Childhood Education teachers and how the classes work. Describe how differential methodologies were applied in Portuguese in 5th year classes of Elementary School, the playful method in early childhood education and school intervention projects and, finally, examine and highlight how the practical experiences of supervised internships contributed to the development of pedagogical skills and management as an intern, also highlighting the application of theoretical knowledge and the impacts of these experiences on professional training. Theoretical foundations are covered about the importance of these internships for professional training and how essential they are for the development of a reflective, critical and creative teacher to improve effective and quality education. The experiences of each internship and how they happened in the schools mentioned above will also be described. The methodology used to carry out this work was based on observations and records of the school environment, both physical structural, pedagogical and administrative, as well as teaching methods and materials used to implement them. From all the experiences, the importance of aligning theory and practice was confirmed so that reality can be understood and why Basic education faces so many challenges, especially in riverside locations in the Amazon. With the learning obtained from supervised internships, it is possible to have training that favors future teachers to improve their reflective and critical thinking, their performance as an educator and trainer, their practice, their teaching methodologies, creativity and capacity for innovation in the face of dynamics, situations, challenges of the school reality.
Keywords: Educação
Formação
Experiência
Criatividade
Pesquisa
Education
Training
Experience
Creativity
Search
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM
Citation: MOREIRA, Rayssa de Barros. Narrativas da história de vida e das vivências nos estágios supervisionados no curso de licenciatura de Pedagogia em duas escolas públicas do município de Juruá-AM. 2024. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7734
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RayssaMoreira.pdf938,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.