Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7737
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Relatos de experiências de vida e dos estágios supervisionados em gestão da educação, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas públicas de Juruá-AM
metadata.dc.creator: Queiroz, Raquel Evangelista
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rafael Bel Prestes da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Laura Almeida
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo Analisar a experiência dos três estágios supervisionados com 150 horas cada, realizados em duas escolas públicas de Juruá-AM, identificando os principais desafios enfrentados e as estratégias adotadas para superá-los, e refletir sobre como essas experiências contribuíram para a formação profissional no curso de Pedagogia. Descrever as atividades e metodologias aplicadas durante os estágios na Escola Municipal 1 Pró-Infância Raimundo Cassimiro Damasceno e na Escola Municipal 2 Dalila Litaiff, ressaltando as abordagens pedagógicas observadas e utilizadas. Identificar os principais desafios encontrados nas práticas pedagógicas e apontar possíveis soluções para lidar com as limitações estruturais e contextuais das escolas. Refletir sobre o impacto das experiências de estágio para a formação profissional, apontando a importância do contato com a realidade escolar e como esse contribuiu para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para uma prática docente eficaz. Esta pesquisa tem por metodologia de investigação observações direta com ambiente escolar, sala de aula, os personagens desse cenário, alunos, pais, professores, equipe gestora, os seus comportamentos e os materiais utilizados, assim como teorias que falam desses alvos, o estudo de autores como Freire, Oliveira e outros, foram fundamentais para a compreensão dessas realidades. Na Educação Infantil ficou provado na prática que quando há a implementação de atividades diferenciadas e lúdicas com o objetivo de desenvolvimento integral essas metas são alcançadas apesar dos desafios, pois cada ação feita a partir de um planejamento surte em efeito significativo se tratando de brincadeiras e interações infantis. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apesar das muitas dificuldades de implementação de novas e diferenciadas metodologias de ensino nessa etapa, constatou-se que o caminho para a aprendizagem é de fato a prática, o exercício, a rotina, a assiduidade e persistência. Já em relação ao Estágio de Gestão da Educação o principal ponto a ser compreendido é a necessidade de uma gerencia pautada na valorização do direito de todos. Conclui-se que os estágios supervisionados são essenciais para uma formação docente de qualidade e eficaz alinhado a teoria e a prática.
Abstract: This final Project aims to analyze the experience of three supervised internships with 150 hours each, carried out in two public schools in Juruá-AM, identifying the main challenges faced and the strategies adopted to overcome them, and reflecting on how these experiences contributed to professional training in the Pedagogy course. Describe the activities and methodologies applied during the internships in the Municipal School 1 Pró-Infancia Raimundo Cassimiro Damasceno and the Municipal School 2 Dalila Litaiff, highlighting the pedagogical approaches observed and used. Identify the main challenges encountered in pedagogical practices and point out possible solutions to deal with the structural and contextual limitations of the schools. Reflect on the impact of the internship experiences on professional training, pointing out the importance of contact with the school reality and how this contributed to the development of the skills and abilities necessary for effective teaching practice. This research methodology uses direct observations of the school environment, classroom, the characters in this scenario, students, parents, teachers, management team, their behaviors and the materials used, as well as theories that address these targets, the study of authors such as Freire, Oliveira and others, which were fundamental to understanding these realities. In Early Childhood Education, it has been proven in practice that when differentiated and playful activities are implemented with the objective of comprehensive development, these goals are achieved despite the challenges, because each action taken based on planning has a significant effect when it comes to children's games and interactions. In the Early Years of Elementary School, despite the many difficulties in implementing new and differentiated teaching methodologies at this stage, it was found that the path to learning is in fact practice, exercise, routine, assiduity and persistence. In relation to the Education Management Internship, the main point to be understood is the need for management based on the appreciation of everyone's rights. It is concluded that supervised internships are essential for quality and effective teacher training aligned with theory and practice.
Keywords: Educação
Desafios
Inovações
Education
Challenges
Innovations
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM
Citation: QUEIROZ, Raquel Evangelista. Relatos de experiências de vida e dos estágios supervisionados em gestão da educação, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas públicas de Juruá-AM. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7737
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RaquelQueiroz.pdf574,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.