Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7738
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Reflexões e práticas dos estágios supervisionados do curso de Pedagogia aplicado em duas escolas públicas de Juruá-AM
metadata.dc.creator: Silva, Pedro Felipe da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rafael Bel Prestes da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Laura Almeida
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso de pedagogia tem por objetivos, refletir sobre as práticas dos estágios supervisionados na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal Próinfância Ataíde Nobres Dias Ferreira, assim como os de Anos Iniciais do ensino fundamental e na Gestão da Educação na Escola Municipal Dalila Litaiff, do curso de pedagogia aplicado em nessas escolas públicas de Juruá-AM. Tem como objetivos específicos, analisar a metodologia do professor na Educação Infantil, apontar as principais dificuldades do ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e descrever quais os desafios do gestor frente à administração escolar. A coleta de dados se deu por meio de observações e pesquisas documentais diretas, nas escolas em foco. E por meio dessas vivências ficou claro que a aplicação de novas metodologias com o uso de brincadeiras na Educação Infantil são realmente necessárias para um desenvolver integral, frisando em aprendizagens de coordenação motora, cognitiva, emocional e social, possibilitando dessa forma, uma formação desde a base, de indivíduos autônomos. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ficou marcada o carecimento de intervenções, voltadas a superação ou pelo menos a redução de dificuldades nas turmas de Anos Iniciais, frente ao leitura e escrita. Já em relação ao estágio supervisionado de Gestão da Educação ficou provado que é de extrema importância a atuação de um gestor que preze por democracia, solidariedade, trabalho em equipe, interesse pela melhoria da escola, tanto em oferecer boas condições de infraestrutura, quanto na oferta de servidores e funcionários capacitados para lidar com os desafios e particularidades da realidade vivida neste cenário. Poder refletir sobre as práticas dos estágios supervisionados, em dos contextos distintos, porém com desafios semelhantes, leva-se ao enriquecimento de aprendizados, oportunizando ressignificações e reconstruções de ideias e práticas. Conclui-se assim, pondo em destaque que cada uma dessas vivências e descobertas são essenciais para uma capacitação eficiente de um profissional crítico e ativo.
Abstract: This pedagogy course completion work aims to reflect on the practices of supervised internships in Early Childhood Education, carried out at Escola Municipal Pró-infância Ataíde Nobres Dias Ferreira, as well as those in the Early Years of elementary school and in Education Management at the Escola Municipal Dalila Litaiff, from the pedagogy course applied in these public schools in Juruá-AM. Its specific objectives are to analyze the teacher’s methodology in Early Childhood Education, point out the main difficulties in teaching and learning in the Initial Years of Elementary School and describe the challenges faced by the manager in relation to school administration. Data collection took place through observations and direct documentary research, in the schools in focus. And through these experiences it became clear that the application of new methodologies with the use of games in Early Childhood Education are really necessary for comprehensive development, emphasizing learning in motor, cognitive, emotional and social coordination, thus enabling training from na early age. Basis, of autonomous individuals. In the Initial Years of Elementary School, there was a marked lack of interventions aimed at overcoming or at least reducing difficulties in Early Years classes, regarding reading and writing. In relation to the supervised internship in Education Management, it has been proven that the performance of a manager who values democracy, solidarity, teamwork, interest in improving the school, both in offering good infrastructure conditions and in offering of servers and employees trained to deal with the challenges and particularities of the reality experienced in this scenario. Being able to reflect on the practices of supervised internships, in different contexts, but with similar challenges, leads to the enrichment of learning, providing opportunities for new meanings and reconstructions of ideas and practices. It is thus concluded, highlighting that each of these experiences and discoveries are essential for the efficient training of a critical and active professional.
Keywords: Didática
Ensino
Aprendizagem
Didactics
Teaching
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM
Citation: SILVA, Pedro Felipe da. Reflexões e práticas dos estágios supervisionados do curso de Pedagogia aplicado em duas escolas públicas de Juruá-AM. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7738
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PedroSilva.pdf493,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.