Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7740
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Navegando nos mundos: desafios e transições da escola bilíngue de surdos à inclusão universitária |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Letícia Guimarães |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fonseca, Lucas da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do curso de Letras Libras com surdez na Universidade Federal do Amazonas localizada na zona sul da cidade de Manaus-AM. Para embasar este estudo, foram consultados diversos autores que discutem a inclusão e a educação de surdos, como Quadros (1997), Lacerda (2006), e Skliar (1997,1998,2003). Quadros (1997) destaca a importância da aquisição da linguagem em crianças surdas e a educação bilíngue. Lacerda (2006) aborda a inclusão escolar e os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem em surdos. Skliar (1998, 2003) oferece uma perspectiva crítica sobre a educação de surdos e a inclusão, discutindo as abordagens socioculturais em educação. Portanto, sabe-se que o aluno com surdez encontra inúmeros desafios na esfera inclusiva, esse tema serviu como base para o meu artigo de defesa da graduação em Letras Libras intitulado de: Navegando nos Mundos: Desafios e Transições da Escola Bilíngue de Surdos à Inclusão Universitária onde as etapas acadêmicas são desafiadoras uma vez que o aluno surdo precisa de uma escola que atenda a necessidade sensorial auditiva e o processo inclusivo, o aluno com Deficiência auditiva precisa do professor interprete de Libras, o Professor surdo formado em Libras, uma escola acessível inclusiva para atender esse aluno para que ele possa chegar ao ensino superior. O objetivo é que todos os alunos sejam assistidos conforme a necessidade educativa, aqui busco explanar sobre a trajetória de alunos surdos que passaram pela escola “Escola Bilíngue de Surdos, a Escola de Inclusiva e a chegada até a Universidade" Este trabalho também evidencia a importância de políticas inclusivas para que ocorra de fato a inclusão dos alunos surdos em qualquer esfera educacional, salientando aqui a escola bilíngue para surdos é de suma importância e que sejamos capazes de provocar e promover a reflexão entre todos os segmentos educacionais da escola a universidade. |
Abstract: | The present work was developed with students from the Libras (Brazilian Sign Language) Letters course who are deaf at the Federal University of Amazonas, located in the southern zone of Manaus-AM. To support this study, various authors discussing the inclusion and education of the deaf were consulted, such as Quadros (1997), Lacerda (2006), and Skliar (1997, 1998, 2003). Quadros (1997) highlights the importance of language acquisition in deaf children and bilingual education. Lacerda (2006) addresses school inclusion and the processes of language acquisition and development in the deaf. Skliar (1998, 2003) offers a critical perspective on the education of the deaf and inclusion, discussing sociocultural approaches in education. Therefore, it is known that deaf students face numerous challenges in the inclusive sphere; this theme served as the basis for my graduation thesis in the Libras Letters course titled "Navigating Worlds: Challenges and Transitions from Bilingual Deaf School to University Inclusion," where the academic stages are challenging since the deaf student needs a school that meets their auditory sensory needs and the inclusive process. A student with hearing impairment requires a Libras interpreter, a deaf teacher trained in Libras, and an accessible inclusive school to support them in reaching higher education. The goal is for all students to receive assistance according to their educational needs. Here, I seek to elucidate the trajectory of deaf students who went through the “Bilingual School for the Deaf, the Inclusive School, and their journey to the University.” This work also emphasizes the importance of inclusive policies for the actual inclusion of deaf students in any educational sphere, underscoring the critical role of bilingual education for the deaf and our ability to provoke and promote reflection among all educational segments from school to university. |
Keywords: | Escola bilíngue de surdos Escola inclusiva Universidade Inclusão |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
Citation: | RODRIGUES, Letícia Guimaraes. Navegando nos mundos: desafios e transições da escola bilíngue de surdos à inclusão universitária. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7740 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LeticiaRodrigues.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.