Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7744
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Arte e educação: a importância do professor de arte no ensino |
metadata.dc.creator: | Santos, Aldenize Leal dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Fernanda Priscila Alves da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Suzuki, Clarissa Lopes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Lydia Keila Ribeiro dos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho parte de inquietações sobre Ensino de Arte e o professor de Arte, essas inquietações foram originadas no ensino médio e reforçadas nos estágios supervisionados, a ausência desses profissionais nas escolas é constante e vagamente tem sua presença considerada com relevante para a formação dos alunos. Trazer esta discussão é fundamental para mudar a visão irrelevante que predomina na sociedade sobre a importância que o professor de Arte tem na educação. Nesse sentido, a problemática que essa pesquisa visa abordar é: Como a ausência do professor de Arte impacta na formação dos alunos? O objetivo deste trabalho é proporcionar uma reflexão a respeito relevância que o professor/educador de Arte desempenha na formação dos estudantes. Além de conhecer a história do Ensino de Arte no Brasil, a formação do professor e analisar as dificuldades e fragilidades no Ensino de Arte em uma escola da rede estadual de ensino que possui apenas o Fundamental I, localizada na cidade de Parintins, no Amazonas. A pesquisa bibliográfica está fundamentada nos estudos de Ana Mae Barbosa, Maria Heloisa Ferraz, Maria Resende e Fusari, João Francisco Duarte Jr e Rejane Galvão Coutinho. Para melhor compreensão de como o ensino da Arte está sendo desenvolvido em uma escola da rede pública de Parintins, adotou-se a utilização dos princípios da etnografia escolar, utilizando a técnica de observação participante, conversas informais e registros no diário de campo. Arte nessa escola é conduzida por professoras com formação no magistério e pedagogia, que enfrentam dificuldades principalmente na falta de conhecimento a respeito dos conteúdos dessa disciplina, comprometendo a formação dos alunos, que por sua vez não adquirem conhecimento sobre as diferentes manifestações culturais e cultura local, além dos métodos tradicionais utilizados pelas professoras os impedirem de criar, imaginar e não terem interesse em participar das atividades. Para que os alunos possam usufruir de uma formação integral em Arte, é necessário a vigência de leis que garantam a atuação de professores com formação específica. E pensando no cenário atual é importante que seja ofertados cursos de formação continuada em Arte-Educação para pedagogos e os demais professores sem formação especifica que atuam nessa disciplina. |
Abstract: | The present work is based on concerns about Art Teaching and the Art teacher, these concerns were originated in high school and reinforced in supervised internships, the absence of these professionals in schools is constant and vaguely has their presence considered relevant to the formation of students. Bringing this discussion is essential to change the irrelevant view that predominates in society about the importance that the art teacher has in education. In this sense, the problem that this research aims to address is: How does the absence of the Art teacher impact the students' education? The objective of this work is to provide a reflection on the relevance that the Art teacher/educator plays in the education of students. In addition to knowing the history of Art Teaching in Brazil, teacher training and analyzing the difficulties and weaknesses in Art Teaching in a state school that has only Elementary I, located in the city of Parintins, in Amazonas. The bibliographic research is based on the studies of Ana Mae Barbosa, Maria Heloisa Ferraz, Maria Resende e Fusari, João Francisco Duarte Jr and Rejane Galvão Coutinho. For a better understanding of how the teaching of Art is being developed in a public school in Parintins, the principles of school ethnography were used, using the technique of participant observation, informal conversations and records in the field diary. Art in this school is conducted by teachers with training in teaching and pedagogy, who face difficulties mainly in the lack of knowledge about the contents of this discipline, compromising the training of students, who in turn do not acquire knowledge about the different cultural manifestations and local culture, in addition to the traditional methods used by the teachers preventing them from creating, imagine and not be interested in participating in the activities. In order for students to enjoy a comprehensive education in Art, it is necessary to have laws that guarantee the performance of teachers with specific training. And thinking about the current scenario, it is important that continuing education courses in Art Education are offered to pedagogues and other teachers without specific training who work in this discipline. |
Keywords: | Arte Educação Arte-Educação Formação de professores Ensino de arte Parintins |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7744 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AldenizeSantos.pdf | 8,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.