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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Interpretações de estudantes surdos sobre suas experiências de estudo durante a pandemia
Other Titles: Deaf students' interpretations of their study experiences during the pandemic
metadata.dc.creator: Lima, Marta de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Iolete Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Leonardo Pessoa da
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Janderclei da Silva
metadata.dc.description.resumo: O ano de 2020 foi atípico para a humanidade, que se viu atingida por uma pandemia motivada pelo vírus do Covid-19. Vários aspectos da vida em sociedade foram modificados, não sendo diferente com a educação. As escolas no Brasil passaram a funcionar a distância, no intuito de se evitar o contato direto das pessoas. As aulas passaram a ser executadas por meio remoto, contexto este que modificou a realidade dos alunos e professores. Diante disso, essa pesquisa se dedica a analisar os significados atribuídos por estudantes surdos à modalidade de ensino remota, abordando os desafios pedagógicos, sociais e econômicos de se implantar uma proposta de educação a distância em um contexto de desigualdade de acesso como é o caso do Brasil. Foram realizadas sete perguntas semiestruturadas com três estudantes do Curso de Licenciatura Letras-Libras da UFAM que foram submetidas à análise interpretativa. Os dados demonstram que os estudantes surdos se viram frente ao desafio de conseguir acompanhar as aulas, em face das especificidades dos seus processos de aprendizagem, das consequentes necessidades de apoio e das dificuldades de adaptação às ferramentas digitais de informação e comunicação.
Abstract: The year 2020 was a typical year for humanity, which found itself hit by a pandemic caused by the Covid-19 vírus. Several aspects of life in society have been modified, and education is no different. Schools in Brazil began to operate remotely, in order to avoid direct contact between people. Classes began to be carried out remotely, a context that changed the reality of students and teachers. Therefore, this research is dedicated to analyzing the meanings attributed by deaf students to the remote teaching modality, addressing the pedagogical, social and economic challenges of implementing a distance education proposal in a context of unequal access, such as Brazil. Seven semi-structured questions were asked to three students from the Letters-Libras Degree Course at UFAM, which were subjected to interpretative analysis. The data demonstrate that deaf students were faced with the challenge of being able to follow classes, given the specificities of their learning processes, the resulting support needs and the difficulties in adapting to digital information and communication tools.
Keywords: Desafios
Alunos surdos
Educação a distância
Letras-Libras
Challenges
Deaf student
Distance education
Letters-Libras
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7747
metadata.dc.subject.controlado: .
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