Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7748
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O papel dos estágios supervisionado na formação dos professores: análise dos anos iniciais do ensino fundamental, educação infantil e gestão da educação
metadata.dc.creator: Nascimento, Thaylane Cavalcante do
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rafael Bel Prestes da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Laura Almeida
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta a importância dos estágios supervisionados na formação dos professores, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão da Educação. Através de uma análise detalhada das experiências práticas obtidas em cada um desses estágios. O estudo visa destacar como essas vivências contribuem para a formação integral dos futuros educadores, proporcionando uma visão abrangente e prática da profissão docente. Durante o estágio, os estagiários têm a oportunidade de aplicar teorias pedagógicas na prática, adaptar-se às necessidades dos alunos e criar estratégias de ensino eficazes, além de observar as praticas de forma reflexiva. Esse contato direto com o ambiente escolar é fundamental para a construção de uma base sólida de conhecimentos e competências que serão utilizadas ao longo de suas carreiras. Com isso os estágios nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação infantil e na gestão da educação revelam a profundidade e a abrangência dos benefícios para essa formação. Através dessa experiência, nota-se que essa etapa favorece a profissionalização e prepara os futuros educadores para atuar na área da educação de maneira eficaz e competente. As práticas vivenciadas em cada etapa do estágio contribuíram de forma significativa para a formação acadêmica, e os resultados obtidos a partir das observações realizadas irão enriquecer a profissão educacional. Conclui-se que os estágios supervisionados são fundamentais para a formação dos futuros educadores, pois permitem aplicar teorias na prática e desenvolver habilidades essenciais para a docência. As vivências em sala de aula e na gestão escolar fortalecem o conhecimento teórico e preparam os estagiários para os desafios da profissão, contribuindo de forma significativa para uma formação acadêmica sólida e eficaz. Cada observação realizada foi uma oportunidade única para buscar a melhoria das práticas pedagógicas, permitindo que os profissionais levem esses aprendizados para suas experiências reais em sala de aula.
Abstract: End Course Work (TCC) presents the importance of supervised internships in teacher training, focusing on the Early Years of Elementary School, Early Childhood Education and Education Management. Through a detailed analysis of the practical experiences obtained in each of these internships, the study aims to highlight how these experiences contribute to the comprehensive training of future educators, providing a comprehensive and practical view of the teaching profession. During the internship, interns have the opportunity to apply pedagogical theories in practice, adapt to the needs of students and create effective teaching strategies, in addition to observing practices in a reflective manner. This direct contact with the school environment is essential for building a solid foundation of knowledge and skills that will be used throughout their careers. Therefore, internships in the early years of elementary school, early childhood education and education management reveal the depth and scope of the benefits of this training. Through this experience, it is noted that this stage favors professionalization and prepares future educators to work in the area of education in an effective and competent manner. The practices experienced at each stage of the internship contributed significantly to academic training, and the results obtained from the observations carried out will enrich the educational profession. It is concluded that supervised internships are essential for the training of future educators, as they allow them to apply theories in practice and develop essential skills for teaching. Experiences in the classroom and in school management strengthen theoretical knowledge and prepare interns for the challenges of the profession, contributing significantly to a solid and effective academic training. Each observation carried out was a unique opportunity to seek to improve pedagogical practices, allowing professionals to apply these learnings to their real experiences in the classroom.
Keywords: Formação de professores
Anos iniciais do ensino fundamental
Educação infantil
Gestão da educação
Prática pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM
Citation: NASCIMENTO, Thaylane Cavalcante do. O papel dos estágios supervisionado na formação dos professores: análise dos anos iniciais do ensino fundamental, educação infantil e gestão da educação. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7748
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ThaylaneNascimento.pdf757,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.