Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7749
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O impacto da experiência pessoal na formação do educador: uma análise da trajetória escolar e suas influências na prática pedagógica
metadata.dc.creator: Oliveira, Elrisson Ramos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Félix, Rodrigo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor2: Estumano, Rayanne Mesquita
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Flávio Paes Barreto de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os relatórios de estágios supervisionados durante a formação inicial no curso de Licenciatura em Pedagogia no município de Juruá. A pesquisa se baseia na análise detalhada da experiência acadêmica e profissional do autor, incluindo estágios na educação infantil, anos iniciais e gestão escolar. A metodologia envolve a análise qualitativa das experiências pessoais e suas repercussões práticas, utilizando dados de relatórios de estágio e reflexões pessoais. Os resultados destacam que as vivências pessoais moldam significativamente a abordagem pedagógica, desde a adaptação de estratégias de ensino até a gestão de sala de aula e liderança educacional. O estudo revela que as experiências durante os estágios e a vivência em diferentes contextos educacionais contribuem para uma prática mais consciente e ajustada às necessidades dos alunos. A pesquisa conclui que a reflexão sobre as experiências pessoais deve ser incorporada nos programas de formação de educadores para aprimorar a eficácia pedagógica e a gestão escolar. Recomenda-se que futuras formações incluam oportunidades para autorreflexão e análise crítica das experiências práticas dos educadores.
Abstract: This work aims to present reports of supervised internships during initial training in the Degree in Pedagogy in the municipality of Juruá. The research is based on a detailed analysis of the author's academic and professional experience, including internships in early childhood education, early years and school management. The methodology involves the qualitative analysis of personal experiences and their practical repercussions, using data from internship reports and personal reflections. The results highlight that personal experiences significantly shape the pedagogical approach, from adapting teaching strategies to classroom management and educational leadership. The study reveals that experiences during internships and living in different educational contexts contribute to a more conscious practice adjusted to the needs of students. The research concludes that reflection on personal experiences must be incorporated into educator training programs to improve pedagogical effectiveness and school management. It is recommended that future training include opportunities for self-reflection and critical analysis of educators' practical experiences.
Keywords: Estágio supervisionado
Experiência pessoal
Prática pedagógica
Formação de professores
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7749
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ElrissonOliveira.pdf596,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.