Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7751
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Ansiedade infantil e dificuldades de aprendizagem: olhares e perspectivas de docentes de uma escola pública de Parintins |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Vitória Batista de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Fernanda Priscila Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Kézia Simeia Barbosa da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Valente, Luciana Batista |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo tem como finalidade discorrer acerca das concepções da ansiedade na infância. Desde a tenra idade é natural sentir ansiedade em algum evento da vida, quando a reação da emoção se torna contínua e exacerbada, desenvolve o transtorno da ansiedade. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, utilizou-se o estudo de caso, o objeto de pesquisa sucedeu em uma escola localizada na área periférica no município de Parintins/Amazonas por meio da participação dos professores em atuação, o instrumento de coleta foi a entrevista por pautas, totalizando a participação de cinco professoras. Durante o desenvolvimento da pesquisa, na educação básica (ensino fundamental I) foi realizada observação do cotidiano escolar permitindo à pesquisadora coletar dados e informações relacionadas à pesquisa. A análise dos dados apontou que o assunto ainda é pouco discutido no campo da pedagogia, educadores desconhecem as definições e teóricos que abordam ansiedade. Apesar disso, as professoras entrevistadas suscitaram diversas concepções acerca do transtorno relacionado à sua prática de ensino, nesse sentido, evidencia-se por meio da fala das entrevistadas que a ansiedade na criança pode trazer dificuldades na aprendizagem além de prejuízos na relação social. Assim, considera-se a importância da educação socioemocional na sala de aula, são diversas estratégias que os professores podem adotar para sua realidade, desenvolvendo compreensão e reconhecimento das emoções. |
Abstract: | The purpose of this study is to discuss the concepts of anxiety in childhood. From a young age, it is natural to feel anxiety about some event in life, when the emotion reaction becomes continuous and exacerbated, anxiety disorder develops. The methodology adopted is qualitative in nature, a case study was used, the research object took place in a school located in the peripheral area of the municipality of Parintins/Amazonas through the participation of teachers in action, the collection instrument was the interview by agenda, totaling the participation of five teachers. During the development of the research, in basic education (elementary school I) observation of daily school life was carried out, allowing the researcher to collect data and information related to the research. Data analysis showed that the subject is still little discussed in the field of pedagogy, educators are unaware of the definitions and theorists who address anxiety. Despite this, the teachers interviewed raised different conceptions about the disorder related to their teaching practice, in this sense, it is evident from the interviewees' speech that anxiety in children can cause difficulties in learning as well as harm to social relationships. Thus, considering the importance of socio-emotional education in the classroom, there are several strategies that teachers can adopt for their reality, developing understanding and recognition of emotions. |
Keywords: | Ansiedade infantil Olhar docente Educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7751 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_VitóriaOliveira.pdf | 326,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.