Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7759
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Danças da cultura nortista no contexto escolar: um relato de experiência na residência pedagógica
metadata.dc.creator: Tavares, Vitória da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Streit, Inês Amanda
metadata.dc.contributor.referee1: Bataglion, Giandra Anceski
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Samara Feitosa Gomes
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar relato de experiência sobre aplicação de danças da cultura nortista no 1º ano do Ensino Médio durante a minha participação no Programa Residência Pedagógica, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como subprojeto de Educação Física. Neste contexto, uma equipe de acadêmicos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM foi designada à Escola Estadual Sólon de Lucena, localizada no Bairro São Geraldo, Manaus-AM e eu fiz parte dessa equipe. Nesta perspectiva, o presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em relatar minha experiência, apresentando como foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas em torno do ensino das danças da cultura nortista. Observei que esses conteúdos, quando desenvolvidos na escola, aproximam os alunos da cultura regional, pode-se mencionar que os alunos têm grande potencial para tornarem-se atores sociais no resgate e valorização dessa cultura.
Abstract: The present work aims to present an experience report on the application of dances from northern culture in the 1st year of high school during my participation in the Pedagogical Residency Program, promoted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) as a Physical Education subproject. In this context, a team of academics from the Faculty of Physical Education and Physiotherapy – FEFF, of the Federal University of Amazonas – UFAM was assigned to the Sólon de Lucena State School, located in Bairro São Geraldo, Manaus-AM and I was part of that team. From this perspective, this Course Conclusion Work consists of reporting my experience, presenting how theoretical and practical activities were developed around the teaching of dances from northern culture. I observed that these contents, when developed at school, bring students closer to regional culture. It can be mentioned that students become social actors in rescuing and valuing this culture.
Keywords: Residência pedagógica
Danças
Região norte
Cultura
Educação física
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7759
metadata.dc.subject.controlado: Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Educação física (Ensino médio)
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VitóriaTavares.pdf2,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.