Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7765
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Minhas lutas e persistências nos desafios educacionais que minha trajetória me trouxe |
Other Titles: | My struggles and persistence in the educational challenges that my trajectory brought me |
metadata.dc.creator: | Silva, Rosinelma Nascimento da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Moreno, Maria Adriana Passos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Uchôa, Iraci Carvalho |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a minha trajetória escola e acadêmica no percurso do curso de licenciatura em pedagogia pelo programa: PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores em parceria com a Universidade Federal do Amazonas-UFAM, que se deu início no ano de 2019 e está em finalização no ano de 2024. Como abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, tendo como método o descritivo. No primeiro capítulo faz-se uma descrição da jornada de vida e acadêmica até o magistério. No segundo capítulo faz-se uma reflexão sobre os momentos vivenciados durante o curso de Pedagogia e, no terceiro capítulo, uma síntese dos estágios realizados, baseados em teóricos como Candau (2014) e Alarcão (et. All, 2007). Como conclusão, penso que o estágio proporciona uma reflexão e busca por uma melhor educação e aprimoramento profissional. |
Abstract: | This work aims to present my school and academic trajectory in the course of the degree course in pedagogy through the program: PARFOR – National Teacher Training Program in partnership with the Federal University of Amazonas-UFAM, which began in 2019 and is being completed in 2024. The methodological approach used was qualitative, using the descriptive method. In the first chapter, a description is made of the journey from life and academia to teaching. In the second chapter, a reflection is made on the moments experienced during the Pedagogy course and, in the third chapter, a synthesis of the internships carried out, based on theorists such as Candau (2014) and Alarcão (et. All, 2007). As a conclusion, I think that the internship provides a reflection and search for a better education and professional improvement. |
Keywords: | Formação docente indígena Amazônia Política pública Interculturalidade |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Borba/AM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7765 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RosinelmaSilva.pdf | 328,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.