Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7765
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Minhas lutas e persistências nos desafios educacionais que minha trajetória me trouxe
Other Titles: My struggles and persistence in the educational challenges that my trajectory brought me
metadata.dc.creator: Silva, Rosinelma Nascimento da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor2: Moreno, Maria Adriana Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Uchôa, Iraci Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a minha trajetória escola e acadêmica no percurso do curso de licenciatura em pedagogia pelo programa: PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores em parceria com a Universidade Federal do Amazonas-UFAM, que se deu início no ano de 2019 e está em finalização no ano de 2024. Como abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, tendo como método o descritivo. No primeiro capítulo faz-se uma descrição da jornada de vida e acadêmica até o magistério. No segundo capítulo faz-se uma reflexão sobre os momentos vivenciados durante o curso de Pedagogia e, no terceiro capítulo, uma síntese dos estágios realizados, baseados em teóricos como Candau (2014) e Alarcão (et. All, 2007). Como conclusão, penso que o estágio proporciona uma reflexão e busca por uma melhor educação e aprimoramento profissional.
Abstract: This work aims to present my school and academic trajectory in the course of the degree course in pedagogy through the program: PARFOR – National Teacher Training Program in partnership with the Federal University of Amazonas-UFAM, which began in 2019 and is being completed in 2024. The methodological approach used was qualitative, using the descriptive method. In the first chapter, a description is made of the journey from life and academia to teaching. In the second chapter, a reflection is made on the moments experienced during the Pedagogy course and, in the third chapter, a synthesis of the internships carried out, based on theorists such as Candau (2014) and Alarcão (et. All, 2007). As a conclusion, I think that the internship provides a reflection and search for a better education and professional improvement.
Keywords: Formação docente indígena
Amazônia
Política pública
Interculturalidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Borba/AM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7765
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RosinelmaSilva.pdf328,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.