Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7766
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Questão social e educação do campo na Amazônia: análise da realidade institucional nas escolas municipais da comunidade Vila Amazônia/Parintins/Amazonas
metadata.dc.creator: Babosa, Elouíze da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Patrício Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Valmiene Florindo Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Gisele Godinho
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por finalidade, conhecer a realidade institucional das escolas municipais da comunidade de vila Amazônia/Parintins-AM. Para tal, inicialmente pretende-se caracterizar a educação do campo na Amazônia afim de situar o volume da atenção recebida do poder público frente as demandas da comunidade escolar. Da mesma forma, se propõe identificar os cenários da educação no município em questão. Ainda nesse viés, analisar o papel do poder público frente as demandas oriundas das instituições educacionais, situadas em Vila Amazonia. No município de Parintins, assim como em outras regiões do país, a educação sofre modificações externas, sejam elas por estruturas políticas, econômicas, religiosas ou culturais. Em virtude disto, é delimitado primordialmente o estudo da educação do campo, que vivencia processos de precarização no sistema pedagógico e estrutural, especialmente as escolas quanto ao repasse de verbas, as condições de assistência e investimento nas comunidades em geral. Na Amazônia a educação no campo ainda é popularmente mencionada como rural, principalmente quando relacionada as comunidades tradicionais. Estas escolas apresentam condições estruturais e pedagógicas precárias, a exemplo do sistema de ensino seriado, adotado em inúmeras regiões da Amazônia. Tais condições são desafiadoras para professores e alunos e impactam diretamente na qualidade do ensino. Esta pesquisa propõe analise da realidade das escolas municipais da comunidade de Vila Amazônia, dando enfoque as condições estruturais do Centro Educacional Tsukasa, por meio de observação e pesquisa exploratória realizada nesta comunidade. Conhecer estas realidades e as particularidades expressam o compromisso da pesquisa no que se refere a analisar e buscar respostas para as diferenças atenuantes entre, escolas urbanas e escolas do campo. Cabe então, acrescer resultados obtidos no processo de pesquisa documental, os quais mostraram insuficientes os repasses financeiros dispostos as instituições educacionais do campo. Os resultados apontam, baixos percentuais disponíveis dos repasses totais entre os anos de 2016 a 2023. Em 2016, segundo consta o detalhamento de despesas da Educação, os gastos em construção, reforma e ampliação de escolas rurais somam 2% de todos os recursos disponibilizados para a educação como um todo. Outra problemática observada, com base nos relatórios feitos durante o período de estagio, na SEMED, é o acompanhamento in loco da Secretaria de Educação junto às escolas da comunidade de Vila Amazônia em razão da falta de recursos. Em virtude disto, pretende-se sinalizar as problemáticas vivenciadas neste âmbito, mas também contribuir para a categoria de serviço social, afim de que possam ser pensadas e elaboradas ações/projetos que visem atender as comunidades no que se refere a educação do campo, por consequência melhorar as condições de atuação dos professores locais.
Abstract: The purpose of this study is to know the institutional reality of the municipal schools in the community of Vila Amazônia/Parintins-AM. To this end, it is initially intended to characterize rural education in the Amazon in order to situate the volume of attention received from the public power in the face of the demands of the school community. In the same way, it is proposed to identify the education scenarios in the municipality in question. Also in this bias, analyze the role of the public power in the face of the demands arising from educational institutions, located in Vila Amazonia. In the municipality of Parintins, as well as in other regions of the country, education undergoes external modifications, whether due to political, economic, religious or cultural structures. As a result, the study of rural education is primarily delimited, which experiences processes of precariousness in the pedagogical and structural system, especially schools regarding the transfer of funds, the conditions of assistance and investment in communities in general. In the Amazon, education in the countryside is still popularly referred to as rural, especially when related to traditional communities. These schools have precarious structural and pedagogical conditions, such as the serial education system, adopted in numerous regions of the Amazon. Such conditions are challenging for teachers and students and directly impact the quality of teaching. This research proposes an analysis of the reality of the municipal schools in the community of Vila Amazônia, focusing on the structural conditions of the Tsukasa Educational Center, through observation and exploratory research carried out in this community. Knowing these realities and particularities express the commitment of the research with regard to analyzing and seeking answers to the attenuating differences between urban schools and rural schools. It is therefore necessary to add the results obtained in the process of documentary research, which showed that the financial transfers available to educational institutions in the field were insufficient. The results point to low percentages available of total transfers between the years 2016 and 2023. In 2016, according to the details of Education expenses, spending on the construction, renovation and expansion of rural schools totaled 2% of all resources made available for education as a whole. Another problem observed, based on the reports made during the internship period at SEMED, is the on-site monitoring of the Department of Education with the schools in the community of Vila Amazônia due to the lack of resources. Because of this, it is intended to signal the problems experienced in this context, but also to contribute to the category of social service, so that actions/projects can be thought of and elaborated that aim to serve the communities with regard to rural education, consequently improving the conditions of action of local teachers.
Keywords: Educação rural
Educação do campo
Precarização
Vila Amazônia
Rural education
Rural education
Precariousness
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Serviço Social - Bacharelado - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7766
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ElouízeBarbosa.pdf1,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.