Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7770
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Entrelaçando palavras e culturas: uma exploração da intertextualidade nas toadas dos bois-bumbás "Corajoso" e "Mangangá" do Festival Folclórico de Benjamin Constant/Amazonas |
metadata.dc.creator: | Gonçalves, Jheniffer Horana Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Jorge Luís de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Cristiane Alves da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Adelson Florêncio de |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho explorou a intertextualidade nas letras das toadas dos bois-bumbás Corajoso e Mangangá no Festival Folclórico de Benjamin Constant/AM. Este estudo se concentrou na identificação da influência cultural, histórica e tradicional nas letras dessas toadas, considerando a rica mistura de culturas na região fronteiriça e do Alto Solimões. A pesquisa visou responder a pergunta: Como se configura a ocorrência da intertextualidade na construção das letras de toadas dos bois-bumbás “Corajoso” e “Mangangá” do Festival Folclórico do município de Benjamin Constant/AM?. O objetivo dessa pesquisa foi de analisar a ocorrência da intertextualidade nas letras das toadas ‘Amazônia, Nossa Fé e Inspiração’, do boi-bumbá Corajoso e ‘Meu Canto e Pra Ti Amazônia’, do boi-bumbá Mangangá. Destacando no referencial teórico a evolução da Linguística Textual, com ênfase nas três fases: Transfrástica, da Gramatica Textual e da Teoria do Texto, conforme descritas por Bentes (2007), Marcuschi (1983) e Koch (2009). A intertextualidade é abordada, ressaltando sua importância nas produções textuais considerando a influência de autores como Luís de Camões e Manoel de Barros na linguagem literária. Além disso, a intertextualidade é reconhecida na cultura contemporânea, presentes em filmes, obras de pintores e diferentes gêneros textuais, como destacado nos PCNs do Ensino Médio. A pesquisa realizada se enquadrou na abordagem qualitativa, focando nos aspectos subjetivos do comportamento humano. Com a pesquisa bibliográfica, exploramos fontes, documentos e informações disponíveis online sobre os bois-bumbás Corajoso e Mangangá e o conceito de intertextualidade. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os compositores dos bois-bumbás, focando principalmente na origem dessas manifestações culturais. Para analisar os dados coletados, foi adotada uma abordagem objetiva e sistemática. Inicialmente, as informações obtidas nas entrevistas foram organizadas. Posteriormente, as letras das toadas “Amazônia, nossa fé e inspiração” (Boi Bumbá Corajoso) e “Meu Canto é Pra Ti Amazônia” (Boi Bumbá Mangangá) foram analisadas para explorar a intertextualidade e as inter-relações entre literatura, música e tradição folclórica presentes nessas composições por meio de análise linguística. Os resultados da análise demonstram que a intertextualidade se constitui em um dos elementos fundamentais na construção das toadas e a sua ocorrência se evidenciou nas letras de ambas as toadas. O que também evidencia que intertextualidade pode ser aplicada em diversos tipos de texto, incluindo letras de músicas. Logo, procuramos estabelecer conexões e camadas de significados interessantes dentro do gênero musical toada que, por sua vez revelaram uma forte presença de intertextualidade, conectando-se a referências literárias como na obra O Guarani de José de Alencar e no poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias, também apresentam características culturais e históricas da região amazônica. |
Abstract: | Este trabajo exploro la intertextualidad en las letras de las toadas de los bois-bumbás Corajoso y Mangangá en el Festival de Folklore Benjamin Constant/AM. Este estudio se centró en identificar la influencia cultural, histórica y tradicional en las letras de estas melodías, considerando la rica mezcla de culturas en la región fronteriza y en el Alto Solimões. La investigación pretendió responder a la pregunta: ¿Cómo se configura la ocurrencia de la intertextualidad en la construcción de las letras de las toadas de los bois-bumbás “Corajoso” y “Mangangá” del Festival Folclórico del municipio de Benjamín Constant/AM? El objetivo de esta investigación fue analizar la ocurrencia de la intertextualidad en las letras de las canciones ‘Amazônia, Nossa Fé e Inspiração’, de boi-bumbá Corajoso y ‘Meu Canto e Pra Ti Amazônia’, de boi-bumbá Mangangá. Destacando en el marco teórico la evolución de la Lingüística Textual, con énfasis en las tres fases: Transfrástica, Gramática Textual y Teoría del Texto, tal como lo describen Bentes (2007), Marcuschi (1983) y Koch (2009). Se aborda la intertextualidad, destacando su importancia en las producciones textuales considerando la influencia de autores como Luís de Camões y Manoel de Barros en el lenguaje literario. Además, la intertextualidad es reconocida en la cultura contemporánea, presente en películas, obras de pintores y diferentes géneros textuales, como se destaca en los PCN de Secundaria. La investigación realizada se enmarca dentro del enfoque cualitativo, centrándose en los aspectos subjetivos del comportamiento humano. Con investigación bibliográfica, exploramos fuentes, documentos e información disponible en línea sobre los bueyes Bumbá Corajoso y Mangangá y el concepto de intertextualidad. Luego, se realizaron entrevistas semiestructuradas a los compositores de los bois-bumbás, centrándose principalmente en el origen de estas manifestaciones culturales. Para analizar los datos recopilados, se adoptó un enfoque objetivo y sistemático. Inicialmente se organizó la información obtenida en las entrevistas. Posteriormente, se analizaron las letras de las canciones “Amazônia, nuestra fe e inspiración” (Boi Bumbá Corajoso) y “Meu Canto é Pra Ti Amazônia” (Boi Bumbá Mangangá) para explorar la intertextualidad y las interrelaciones entre literatura, música y tradición folklórica presente. en estas composiciones a través del análisis lingüístico. Los resultados del análisis demuestran que la intertextualidad constituye uno de los elementos fundamentales en la construcción de melodías y su ocurrencia fue evidente en las letras de ambas melodías. Esto también muestra que la intertextualidad se puede aplicar a diferentes tipos de texto, incluidas las letras de las canciones. Por lo tanto, buscamos establecer conexiones y capas de significados interesantes dentro del género musical toada que, a su vez, reveló una fuerte presencia de intertextualidad, conectando con referentes literarios como la obra O Guarani de José de Alencar y el poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias, también presenta características culturales e históricas de la región amazónica. |
Keywords: | Intertextualidade Texto Toada Boi-Bumbá Cultura |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7770 |
metadata.dc.subject.controlado: | Estudos interculturais Música - Semiótica Semiótica e arte |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JhenifferGonçalves.pdf | 17,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.