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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
metadata.dc.creator: Reis, Laura Lira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Neves, Salomão Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Del Fiori, Diogo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Márcio Antônio Couto
metadata.dc.description.resumo: A discussão sobre a desigualdade de renda permeia o cenário acadêmico há bastante tempo, abrangendo desde nações desenvolvidas até aquelas em desenvolvimento. No entanto, há áreas, como o norte do Brasil, que carecem de atenção apropriada a essas questões. Este projeto visa analisar os impactos gerados pela Pandemia da COVID-19, no acesso ao ensino remoto oferecido pela Universidade Federal do Amazonas. Essa análise se baseia nos dados fornecidos pelo questionário proposto aos docentes. A abordagem metodológica adotada é descritiva e analítica, utilizando dados disponíveis pelo questionário. No que diz respeito à desigualdade de renda, ela será mensurada pelo Índice de Gini, que reflete o grau de concentração de renda entre os estratos mais pobres e mais ricos. Para os resultados, obteve-se a conclusão de que a desigualdade afetou diretamente os alunos tanto em relação a renda quanto ao âmbito social.
Abstract: The discussion on income inequality has permeated the academic landscape for quite some time, spanning from developed nations to those in development. However, certain regions, such as northern Brazil, lack adequate attention to these issues. This project aims to analyze the impacts generated by the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021 on access to remote education offered by the Federal University of Amazonas. This analysis is based on data provided by the questionnaire administered to faculty members. The adopted methodological approach is descriptive and analytical, utilizing data available through the questionnaire. Regarding income inequality, it will be measured by the Gini Index, reflecting the degree of income concentration among the poorest and wealthiest strata. The results led to the conclusion that inequality directly affected students, both in terms of income and social status.
Keywords: Ensino remoto
Acesso à educação
Desigualdade de renda
COVID-19 no Amazonas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
Citation: REIS, Laura. Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de covid-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772
metadata.dc.subject.controlado: COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos
Ensino à distância
Disparidades econômicas regionais
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