Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 |
metadata.dc.creator: | Reis, Laura Lira dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Neves, Salomão Franco |
metadata.dc.contributor.referee1: | Del Fiori, Diogo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Márcio Antônio Couto |
metadata.dc.description.resumo: | A discussão sobre a desigualdade de renda permeia o cenário acadêmico há bastante tempo, abrangendo desde nações desenvolvidas até aquelas em desenvolvimento. No entanto, há áreas, como o norte do Brasil, que carecem de atenção apropriada a essas questões. Este projeto visa analisar os impactos gerados pela Pandemia da COVID-19, no acesso ao ensino remoto oferecido pela Universidade Federal do Amazonas. Essa análise se baseia nos dados fornecidos pelo questionário proposto aos docentes. A abordagem metodológica adotada é descritiva e analítica, utilizando dados disponíveis pelo questionário. No que diz respeito à desigualdade de renda, ela será mensurada pelo Índice de Gini, que reflete o grau de concentração de renda entre os estratos mais pobres e mais ricos. Para os resultados, obteve-se a conclusão de que a desigualdade afetou diretamente os alunos tanto em relação a renda quanto ao âmbito social. |
Abstract: | The discussion on income inequality has permeated the academic landscape for quite some time, spanning from developed nations to those in development. However, certain regions, such as northern Brazil, lack adequate attention to these issues. This project aims to analyze the impacts generated by the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021 on access to remote education offered by the Federal University of Amazonas. This analysis is based on data provided by the questionnaire administered to faculty members. The adopted methodological approach is descriptive and analytical, utilizing data available through the questionnaire. Regarding income inequality, it will be measured by the Gini Index, reflecting the degree of income concentration among the poorest and wealthiest strata. The results led to the conclusion that inequality directly affected students, both in terms of income and social status. |
Keywords: | Ensino remoto Acesso à educação Desigualdade de renda COVID-19 no Amazonas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FES - Faculdade de Estudos Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus |
Citation: | REIS, Laura. Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de covid-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772 |
metadata.dc.subject.controlado: | COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos Ensino à distância Disparidades econômicas regionais |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LauraReis.pdf | 961,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.