Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7775
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A escola como espaço social: reflexões sobre a prática docente no interior do Amazonas
metadata.dc.creator: Silva, Erian Chagas da
metadata.dc.contributor.advisor1: Estumano, Rayanne Mesquita
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Flávio Paes Barreto de
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão aprofundada sobre as experiências escolar pessoal adquiridas durante as minhas práticas pedagógicas. Toda essa pesquisa é baseada através das experiências adquiridas durante os estágios supervisionados na educação infantil, anos iniciais e gestão da educação, considerando a importância de formação teórica e prática na construção do conhecimento pedagógico. As experiências de cada uma dessa fase foram cruciais para o desenvolvimento de competências, práticas e teorias, ampliando a compreensão dos desafios e das particularidades de cada contexto educacional. Em síntese, todos os estágios desempenharam um papel central na formação da identidade profissional do autor proporcionando uma compreensão integrada e prática das diversas dimensões que compõem a educação. Dessa forma, essa pesquisa conclui que todas as experiências pessoais são incorporadas para os programas de formação continuada para os educadores se aprimorarem cada vez mais de forma eficaz para contribuírem para uma educação de qualidade, inclusiva e transformadora.
Abstract: This Course Conclusion Work presents na in-depth reflection on the personal school experiences acquired during my pedagogical practices. All this research is based on experiences acquired during supervised internships in early childhood education, early years and education management, considering the importance of theoretical and practical training in the construction of pedagogical knowledge. The experiences of each of this phase were crucial for the development of skills, practices and theories, expanding the understanding of the challenges and particularities of each educational context. In summary, all internships played a central role in the formation of the author’s professional identity, providing na integrated and practical understanding of the various dimensions that make up education. Therefore, this research concludes that all personal experiences are incorporated into continuing education programs for educators to improve themselves increasingly effectively to contribute to quality, inclusive and transformative education.
Keywords: Estágio supervisionado
Experiências
Formação continuada
Aprendizagem
Supervised internship
Experiences
Continued training
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM
Citation: SILVA, Erian Chagas da. A escola como espaço social: reflexões sobre a prática docente no interior do Amazonas. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7775
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ErianSilva.pdf537,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.