Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7783
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Vozes dos professores de matemática e física: os impactos do “novo” ensino médio em uma escola estadual de Itacoatiara |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Raimunda Figueiredo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Paiva, Ignês Tereza Peixoto de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Moraes Junior, Rogerio Jacinto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Eliane Batista de Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, João Raimundo Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O texto descreve uma pesquisa que foi realizada em uma escola estadual no município de Itacoatiara, no Estado do Amazonas. A pesquisa teve como objetivo ouvir os professores de matemática e física e analisar os impactos do novo modelo de ensino médio, que passou a adotar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de 2022. A pesquisa também investigou se os cursos de licenciatura em matemática e física abordaram os temas da BNCC, do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos. Foram seguidas as políticas educacionais adotadas nos últimos anos para o ensino médio, incluindo a Medida Provisória nº 746/2016 e a Lei nº 13.415/2017. A implementação do Referencial Curricular do Amazonas (RCA) no novo ensino médio foi examinada, assim como os desafios enfrentados pelos professores com essa nova reforma. Com isto a pesquisa se dará a partir de uma análise bibliográfica, pesquisa de campo aderida de uma abordagem qualitativa, entrevistas com professores da rede pública estadual do Amazonas. Refletindo criticamente sobre as políticas educacionais e o contexto do ensino médio, além de identificar as condições e dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação do Novo Ensino Médio e o impacto da Reforma na vida escolar. |
Abstract: | The text describes a research that was carried out in a state school in the municipality of Itacoatiara, in the State of Amazonas. The research aimed to listen to Mathematics and Physics teachers and analyze the impacts of the new high school model, which adopted the National Common Curricular Base (BNCC) from 2022 onwards. Mathematics and Physics addressed the themes of the BNCC, the New Secondary School and the Training Itineraries. The educational policies adopted in recent years for secondary education were followed, including Provisional Measure No. 746/2016 and Law No. 13,415/2017. The implementation of the Amazonas Curricular Reference (RCA) in the new high school was examined, as well as the challenges faced by teachers with this new reform. With this, the research will be based on a bibliographical analysis, field research adhered to a qualitative approach, interviews with teachers from the state public network of Amazonas. Critically reflecting on educational policies and the context of secondary education, in addition to identifying the conditions and difficulties faced by teachers in the implementation of the New Secondary Education and the impact of the Reform on school life. |
Keywords: | Novo ensino médio Análise de discurso Vozes dos professores Itinerários informativos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7783 |
metadata.dc.subject.controlado: | Professores de matemática - Análise do discurso Professores de física - Análise do discurso Física (Ensino médio) Matemática (Ensino médio) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RaimundaRodrigues.pdf | 926,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.