Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7785
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Relatos dos estágios supervisionados na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gestão na educação em três escolas públicas de Juruá-AM |
metadata.dc.creator: | Lopes, Risenilda de Barros |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Rafael Bel Prestes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Laura Almeida |
metadata.dc.description.resumo: | O estágio supervisionado foi essencial para a conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas na cidade de Juruá-AM. Com uma carga horária total de 150 horas, o estágio permitiu a integração dos conhecimentos teóricos com a prática pedagógica. Realizado em três escolas públicas de Juruá Escola Municipal Dalila Litaiff, Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré e a Pró-Infância Raimundo Cassimiro Damasceno, o estágio proporcionou uma experiência abrangente nas áreas de Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional. A vivência prática em diferentes contextos escolares evidenciou a importância de preparar os futuros professores para os desafios da profissão, reforçando a necessidade de experiências práticas significativas na formação acadêmica e profissional. Com isso, percebe-se que as experienciais vivenciadas nos estágios demonstram claramente que são ferramentas fundamentais na preparação dos futuros professores, proporcionando-lhes não apenas experiências práticas, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais e uma compreensão mais profunda do ambiente escolar. Proporcionando aos futuros docentes uma metodologia que venha facilitar a compreensão dos educandos, facilitando assim o seu desempenho no âmbito escolar, lhe fornecendo novos aprendizados para a sua prática pedagógica. Pois o Estágio Supervisionado é necessário na formação de um professor, que tem que colocar em prática as teorias que vivenciou e aprendeu no decorrer do curso, pois prática e teoria tem que andar juntas de mãos dadas, por que uma complementa a outra. Em várias reflexões, pode-se perceber que ainda tinha muito à se aprender, pois a vida de um docente é de constante aprendizados, e que com esse curso pode-se ver a prática pedagógica com outros olhares, pois depois de um curso como esse, o futuro docente estará habilitado para atuar no meio de trabalho profissionalizado em que ele escolheu. O Estágio Supervisionado, é obrigatório na formação de um professor. |
Abstract: | The supervised internship was essential for the completion of the Pedagogy course at the Federal University of Amazonas in the city of Juruá-AM. With a total workload of 150 hours, the internship allowed the integration of theoretical knowledge with pedagogical practice. Held in three public schools in Juruá, Escola Municipal Dalila Litaiff , Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré and a Pró-Infância Raimundo Cassimiro Damasceno, the internship provided a comprehensive experience in the areas of Early Childhood Education, Early Years of Elementary School and Educational Management. The practical experience in different school contexts highlighted the importance of preparing future teachers for the challenges of the profession, reinforcing the need for significant practical experiences in academic and professional training. With this, it is perceived that the experiences lived in the internships clearly demonstrate that they are fundamental tools in the preparation of future teachers, providing them not only with practical experiences, but also with the development of essential skills and a deeper understanding of the school environment. Providing future teachers with a methodology that will facilitate the understanding of students, thus facilitating their performance in the school environment, providing them with new learning for their pedagogical practice. Because the Supervised Internship is necessary in the training of a teacher, who has to put into practice the theories he has experienced and learned during the course, because practice and theory have to go hand in hand, because one complements the other. In several reflections, it can be seen that there was still a lot to learn, because the life of a teacher is one of constant learning, and that with this course one can see the pedagogical practice with other eyes, because after a course like this, the future teacher will be able to work in the professionalized work environment in which he chose. The Supervised Internship is mandatory in the training of a teacher. |
Keywords: | Gestão educacional Formação pedagógica Ensino-aprendizagem Educational management Pedagogical training Teaching-learning |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parfor - Juruá/AM |
Citation: | LOPES, Risenilda de Barros. Relatos dos estágios supervisionados na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e gestão na educação em três escolas públicas de Juruá-AM. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Juruá, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7785 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RisenildaLopes.pdf | 577,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.